Black Princess lança 1ª cerveja feita só por mulheres

O Grupo Petrópolis acaba de lançar a sua primeira cerveja feita só por mulheres.
A Black Princess FemAle, uma Strong Golden Ale produzida totalmente por mulheres, da brassagem ao envase, chega para consolidar a valorização feminina em todas as esferas, o apoio constante pela equidade de gêneros e o combate à violência contra a mulher. Ela será comercializada em long necks, a partir de novembro, no Bom de Beer, e-commerce do grupo, e na Black Princess House, em São Paulo, e toda a renda obtida com as vendas do primeiro lote do rótulo será revertida para a ONG Tamo Juntas, formada por mulheres que prestam assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência.
“O mundo da cerveja está cada vez mais aberto a um público de paladar aguçado e exigente: as mulheres. Sommelières, mestres-cervejeiras, produtoras caseiras ou somente apaixonadas pela bebida se multiplicam pelo país e ganham protagonismo nesta cena. O Grupo Petrópolis se orgulha de ter mulheres em todas as etapas de produção de suas cervejas, em todos os cargos: da linha de produção à vice-presidência da companhia”, explica Eliane Cassandre, head de marketing da Black Princess e do Grupo Petrópolis.
A receita da FemAle, de escola belga, foi desenvolvida por duas mestres-cervejeiras do grupo: Keilane Poltronieri e Liane Bemme. Keilane é engenheira de alimentos e entrou no Grupo Petrópolis (GP) em 2014 como trainee de Controle de Qualidade. Aprendeu a trabalhar em todas as áreas do Industrial e, em 2018, foi para Blumenau (SC) fazer o curso de Cervejeira Técnica (foi parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formadas pelo Grupo Petrópolis). Após se formar, voltou para a unidade de Petrópolis em 2019 e assumiu o cargo de Coordenadora de Processos, em que lidera toda equipe do Processo da Unidade de Petrópolis. E Liane Bemme também conheceu o GP e o mundo de cerveja, por meio do processo de trainee, inciciando sua carreira na área de qualidade, mas o encanto pelo chão de fábrica não demorou a acontecer, formando-se em Sommelier de Cervejas e Cervejeira Técnica. Além disso, ela fez parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formadas pelo Grupo Petrópolis.
Além delas, todas as mulheres do time da marca Black Princess estiveram à frente do projeto. O rótulo foi desenhado pela ilustradora Tami Lemos, criadora do movimento “Crie como uma Garota”, e traz referências à força feminina, ao empoderamento e ao combate à violência contra a mulher. O número 180 – do disque denúncia contra a violência feminina – também está em evidência no rótulo. A equipe de desenvolbimento do rótulo também é composta pelas cervejeiras: Elizabeth Bogenia e Fidelcina Moreira, as trainees da área industrial, Bruna de Mello Tristão e Nathália Santos de Assis, e a especialista sensorial e sommelier, Ana Paula Nicolino.
“A violência contra as mulheres é uma questão urgente em nosso país e tem exigido uma postura comprometida para o enfrentamento por parte do estado e da sociedade. No ano passado, a cada um minuto foi feita uma ligação para o 180, canal de atendimento que registra denúncias de violência contra as mulheres. A ‘Tamo Juntas’ é uma organização feminista que oferece assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. A Organização atua no combate à violência de gênero e no fortalecimento das mulheres buscando oferecer suporte qualificado para que possam acessar à justiça e serviços de proteção. Estamos felizes em ver a Black Princess abraçando essa causa, sobretudo com uma cerveja que fortalece e prioriza as mulheres em todo processo”, comenta Maria Letícia Dias Ferreira, presidente da organização sem fins lucrativos.
Fonte: Super Varejo 27.10. 2021

Comments are closed.