Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationBebidasBlack Princess lança 1ª cerveja feita só por mulheres

Black Princess lança 1ª cerveja feita só por mulheres

  • Written by:

O Grupo Petrópolis acaba de lançar a sua primeira cerveja feita só por mulheres.

A Black Princess FemAle, uma Strong Golden Ale produzida totalmente por mulheres, da brassagem ao envase, chega para consolidar a valorização feminina em todas as esferas, o apoio constante pela equidade de gêneros e o combate à violência contra a mulher. Ela será comercializada em long necks, a partir de novembro, no Bom de Beer, e-commerce do grupo, e na Black Princess House, em São Paulo, e toda a renda obtida com as vendas do primeiro lote do rótulo será revertida para a ONG Tamo Juntas, formada por mulheres que prestam assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência.

“O mundo da cerveja está cada vez mais aberto a um público de paladar aguçado e exigente: as mulheres. Sommelières, mestres-cervejeiras, produtoras caseiras ou somente apaixonadas pela bebida se multiplicam pelo país e ganham protagonismo nesta cena. O Grupo Petrópolis se orgulha de ter mulheres em todas as etapas de produção de suas cervejas, em todos os cargos: da linha de produção à vice-presidência da companhia”, explica Eliane Cassandre, head de marketing da Black Princess e do Grupo Petrópolis.

A receita da FemAle, de escola belga, foi desenvolvida por duas mestres-cervejeiras do grupo: Keilane Poltronieri e Liane Bemme. Keilane é engenheira de alimentos e entrou no Grupo Petrópolis (GP) em 2014 como trainee de Controle de Qualidade. Aprendeu a trabalhar em todas as áreas do Industrial e, em 2018, foi para Blumenau (SC) fazer o curso de Cervejeira Técnica (foi parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formadas pelo Grupo Petrópolis). Após se formar, voltou para a unidade de Petrópolis em 2019 e assumiu o cargo de Coordenadora de Processos, em que lidera toda equipe do Processo da Unidade de Petrópolis. E Liane Bemme também conheceu o GP e o mundo de cerveja, por meio do processo de trainee, inciciando sua carreira na área de qualidade, mas o encanto pelo chão de fábrica não demorou a acontecer, formando-se em Sommelier de Cervejas e Cervejeira Técnica. Além disso, ela fez parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formadas pelo Grupo Petrópolis.

Além delas, todas as mulheres do time da marca Black Princess estiveram à frente do projeto. O rótulo foi desenhado pela ilustradora Tami Lemos, criadora do movimento “Crie como uma Garota”, e traz referências à força feminina, ao empoderamento e ao combate à violência contra a mulher. O número 180 – do disque denúncia contra a violência feminina – também está em evidência no rótulo. A equipe de desenvolbimento do rótulo também é composta pelas cervejeiras: Elizabeth Bogenia e Fidelcina Moreira, as trainees da área industrial, Bruna de Mello Tristão e Nathália Santos de Assis, e a especialista sensorial e sommelier, Ana Paula Nicolino.

“A violência contra as mulheres é uma questão urgente em nosso país e tem exigido uma postura comprometida para o enfrentamento por parte do estado e da sociedade. No ano passado, a cada um minuto foi feita uma ligação para o 180, canal de atendimento que registra denúncias de violência contra as mulheres. A ‘Tamo Juntas’ é uma organização feminista que oferece assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. A Organização atua no combate à violência de gênero e no fortalecimento das mulheres buscando oferecer suporte qualificado para que possam acessar à justiça e serviços de proteção. Estamos felizes em ver a Black Princess abraçando essa causa, sobretudo com uma cerveja que fortalece e prioriza as mulheres em todo processo”, comenta Maria Letícia Dias Ferreira, presidente da organização sem fins lucrativos.

 

 

Fonte: Super Varejo 27.10.  2021

Comments are closed.

Rodapé 2