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Taco Bell amplia rede no interior de São Paulo

Brasil é um dos quatro mercados prioritários para a Taco Bell fora dos EUA mexicana, deve acelerar a abertura de restaurantes em cidades do interior de São Paulo a partir do primeiro semestre de 2018.

A empresa estuda abrir pontos de venda em Sorocaba, Piracicaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto. A primeira loja no interior do Estado foi inaugurada em dezembro, em Campinas.

Desde o início das operações no Brasil, em setembro de 2016, a Taco Bell inaugurou 14 lojas em São Paulo. Em um ano e meio, a companhia espera alcançar 25 pontos de venda, antecipando a meta inicialmente prevista para 2020.

Ainda em 2018 a empresa deve chegar ao Rio de Janeiro, segundo Michel Chaim, diretor da Taco Bell Brasil.

O investimentos para a instalação das 25 primeiras lojas próprias em São Paulo são estimados em R$ 100 milhões, aporte feito com recursos da Sforza, da família do empresário Carlos Wizard Martins, que trouxe as lanchonetes ao Brasil. A Taco Bell  pertence à  Yum! Brands,  dona  também  das redes  Pizza  Hut e KFC, que faturou  US$  6,36 bilhões  em  2016,  queda  de 1% sobre 2015.

Segundo Chaim, a cidade de São Paulo tem espaço para mais 50 lojas. “No entanto, precisamos nos precaver contra as investidas de possíveis concorrentes no restante do Estado.” No interior, a empresa deve adotar um modelo que combina as lojas em shoppings com pontos de rua.

Os restaurantes de rua devem  remeter aos de San Francisco e Chicago, com  decoração urbana,  música e cozinhas abertas. A empresa iniciou a venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos em  2015, em  um modelo chamado ‘Cantina’, mas deve trazer apenas a cerveja ao cardápio brasileiro.

O Brasil é um dos quatro mercados internacionais que são prioridade no plano de expansão da Taco Bell. A aposta da companhia com sede em Irvine, Califórnia, está dividida entre Brasil, Canadá, China e Índia. Em cada um desses países a empresa planeja abrir ao menos 100 restaurantes até 2022.

Segundo Chaim, será surpreendente se a rede não ultrapassar a meta de abertura de 100 lojas no Brasil no prazo de cinco anos, visto que a meta de inaugurações para o período de quatro anos foi abreviada para um ano e meio.

Em média, cada unidade em São Paulo atende de 320 a 330 pessoas por dia. O tíquete médio está próximo a R$ 30, 20% acima do esperado pela companhia, de R$ 25 por pedido. O produto mais barato é o taco, vendido a R$ 7, e o mais caro é  uma caixa que reúne diversos itens e varia de R$ 34,90 a R$ 38,90.

O Brasil é o único país com uma cadeia de suprimentos totalmente nacional fora dos Estados Unidos. A rede de fornecedores local negocia para o assumir o atendimento a outros países do Mercosul, que hoje tem sistemas independentes, mas com uma boa parcela de importados, diz Chaim.

Fonte: Valor

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