Linha NotMilk da foodtech cresceu 34% em 2023, ganhando brasileiros com opções à base de plantas de mesmo sabor e funcionalidades da bebida de origem animal
A data 22 de agosto é conhecida por ser o Dia Mundial do Leite Vegetal. Neste ano, a comemoração chega em um momento que as pessoas estão cada vez mais consumindo esse tipo de bebida; o relatório “Plant-Based Foods Poised for Explosive Growth”, da Bloomberg, mostra um pouco desse cenário, revelando que o segmento de lácteos alternativos deve atingir quase US$ 67 bilhões no mundo inteiro até 2031.
No Brasil, uma das principais representantes do setor é a NotCo. O NotMilk, linha de leites vegetais da foodtech, já cresceu 34% em vendas entre janeiro e julho de 2023, na comparação com o mesmo período no ano passado. Isso representa um percentual maior do que o próprio ritmo do mercado nacional, que aumentou cerca de 27% nesse intervalo de tempo, segundo Scanntech, 2023.
Inclusive, os dois produtos mais vendidos da empresa, especialmente no estado de São Paulo, são da categoria: o NotMilk Original e o NotMilk Chocolate. O principal motivo desse sucesso é a semelhança com o leite de vaca, tanto na funcionalidade quanto no sabor e atributos nutricionais. Esse efeito é garantido pela Inteligência Artificial (IA) da marca, o Giuseppe, que busca em sua base de dados quais ingredientes plant-based mais se assemelham em termos moleculares e funcionais àqueles usados para produzir alimentos e bebidas de origem animal.
Duas das suas recomendações, também chamadas de UAU Ingredients, são por exemplo, os sucos concentrados de abacaxi e de repolho, que trazem notas lácteas para a bebida. Além disso, o NotMilk traz outros ingredientes inusitados, como a fibra de chicória, que ajuda no mouthfeel (preenchimento da boca).
Vanessa Giangiacomo, Head de Marketing da NotCo, destaca que a empresa procura sempre se reinventar e essa categoria da marca é a prova disso. “Desafiamos o Giuseppe a criar um produto que parecesse com o leite de vaca em todos os aspectos, inclusive performance. O resultado disso foi uma nova alternativa plant-based deliciosa para as mesas brasileiras, que é tão versátil quanto o seu análogo de origem animal”, diz.
Como a NotCo está levando o NotMilk aos brasileiros?
A NotCo tem feito diversas parcerias com grandes marcas do mercado para levar o NotMilk a mais brasileiros, como Quiero Café, Mr. Cherney, Casa do Pão de Queijo e B.lem. Thomas Endler, Head de Vendas da foodtech no Brasil, destaca que há algumas estratégias importantes para que o produto seja incorporado aos estabelecimentos com eficiência:
“O mais comum é iniciar com a substituição direta em bebidas com café e leite, mas sempre indicamos para o parceiro explorar combinações diferentes e aumentar a gama de opções da categoria. Por exemplo, muitos incluíram a nossa bebida autoral com NotMilk em seus cardápios, o NotVanilla Latte. Além de ser delicioso, é uma maneira de incentivar a experimentação do leite plant-based para aqueles que não têm o hábito de consumir”, afirma.
Junto das cafeterias e restaurantes, a linha de leites vegetais da companhia pode ser encontrada nos canais online (Mercado livre e Amazon) e no offline, em redes como Carrefour, Pão de Açúcar e Sam’s Club em cobertura nacional, além de Zona Sul, São Vicente, Pague Menos, Dalben, Shibata, Muffato, entre muitas outras em âmbito regional.
Comments are closed.