Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationESGIFB lança guia de combate ao desperdício de alimentos e incentivo à doação de produtos

IFB lança guia de combate ao desperdício de alimentos e incentivo à doação de produtos

  • Written by:

Criada por meio do Comitê ESG do Instituto Foodservice Brasil, ação marca os dez anos da entidade, e tem como objetivo engajar e capacitar empresas do setor para redução de perdas na cadeia alimentar e erradicação da fome 

Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é perdida ou desperdiçada anualmente no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura; o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo

Prestes a alcançar o marco de uma década de existência, o IFB (Instituto Foodservice Brasil) anuncia o lançamento da Guia sobre Redução das Perdas de Alimentos e Doação de Produtos, neste mês de outubro. O projeto, realizado em parceria com a D&P Consulting, contou com a colaboração de associados e de vasta bibliografia global para se tornar um importante instrumento de disseminação de conhecimento. Portanto, será público e aplicável a quase todas as empresas no ramo de alimentação, desde o grande produtor rural até o pequeno empresário dono de restaurante.

Para se ter uma ideia do contexto em pauta, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é perdida ou desperdiçada anualmente no mundo, afetando negativamente aspectos sociais, econômicos e ambientais. Os dados são do relatório Os Rastros do Desperdício de Alimentos: Impactos sobre os Recursos Naturais, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Apenas o Brasil é responsável pelo descarte diário de 41 mil toneladas, o que posiciona o país entre os dez que mais desperdiçam comida no mundo, ainda de acordo com a FAO.

“Com a criação da Guia foi possível tornar realidade o que para muitos será uma ferramenta fundamental para a redução das perdas e doação de alimentos não aptos à comercialização, mas, sim, ao consumo humano. Em um mundo com dados alarmantes sobre a quantidade de pessoas que vivem na insegurança alimentar, estamos certos de que essa iniciativa pode ajudar no incentivo de ações que amenizem o sofrimento daqueles que não têm o que comer. Trata-se ainda de uma contribuição técnica que toca os três pilares ESG”, destaca Rogério Barreira, presidente do IFB.

Rumo a uma cadeia mais sustentável

Para colocar o projeto em ação, o IFB realizou uma pesquisa junto aos associados para conhecer as boas práticas já adotadas e verificar projetos em andamento. A partir das informações coletadas, o material foi tomando forma. A Guia reúne 62 páginas distribuídas em introdução; avaliação e monitoramento; estratégias de prevenção e redução de perdas; doação de alimentos; implementação de programas de doação; casos de sucesso; comunicação e engajamento; recursos adicionais; links úteis e referências.

Em meio aos conteúdos estratégicos, selecionados para alcançar toda a cadeia de valor do foodservice, será possível atingir níveis de maturidade e operações melhores que as atuais. No capítulo destinado à Doação de Produtos, por exemplo, encontra-se um compilado de informações e boas práticas que indicam os caminhos para que qualquer organização possa realizar doações de forma segura e totalmente de acordo com as leis e normas vigentes.

“Entender a gravidade da situação e adequar sua organização de forma segura e ágil trará vantagens competitivas de valor inestimável que ainda refletirão positivamente nos resultados e balanços publicados. Assim, o desafio está lançado, não apenas para nossos associados, como também para toda a sociedade”, complementa Barreira.

Comments are closed.

Rodapé 2