Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEuromonitor Inteligência de MercadoComportamento do consumidor feminino no mercado global

Comportamento do consumidor feminino no mercado global

  • Written by:

O segmento de consumo feminino é numeroso, diversificado, multifacetado e cada vez mais influente.

Assim, conhecer a dinâmica daquilo que as mulheres querem, as suas preferências, necessidades e comportamentos, é fundamental para moldar estratégias de mercado, impulsionar a inovação e promover o crescimento inclusivo em todas as indústrias. Este artigo explora e oferece os três principais valores para o consumidor feminino.

Compreender a crescente importância do Consumidor Feminino

Em 2023, a população feminina global era de 50% – ligeiramente mais elevada na Europa Oriental (53%) e um pouco mais baixa na Ásia-Pacífico (49%). Nos próximos 15 anos, o crescimento da população feminina deverá ultrapassar a taxa global, especialmente na Ásia-Pacífico, que testemunhará o maior crescimento do rendimento médio real disponível das mulheres (68,7% entre 2023-2040). No entanto, a numerosidade e os rendimentos crescentes não retratam a imagem completa do crescente consumidor feminino.

As mulheres são cada vez mais influentes na tomada de decisões de consumo doméstico. Embora apenas 28,5% dos agregados familiares globais fossem chefiados por mulheres em 2023 (o chefe do agregado familiar é a pessoa que normalmente gere os assuntos domésticos), o seu poder de decisão é muito maior nos países desenvolvidos, onde também gozam de maior poder de compra.

As mulheres chefiam mais de 42% dos agregados familiares nos países desenvolvidos, com alguns casos discrepantes significativos, como os EUA, onde as mulheres chefiam 56% dos agregados familiares
Fonte: Euromonitor Internacional

O empoderamento do consumidor feminino está a remodelar os padrões de consumo e a influenciar as narrativas de marketing e de marca em torno dos valores importantes para as mulheres: relação qualidade/preço, justiça e inclusão, saúde e bem-estar.

Custo-benefício

As mulheres, em média, apresentam um comportamento de consumo mais frugal do que a população em geral. Apresentam também uma maior sensibilidade às condições económicas adversas, como o aumento do custo de vida em 2022-2023. De acordo com a Pesquisa Internacional Voz do Consumidor: Estilos de Vida da Euromonitor (realizada de janeiro a fevereiro de 2023, n=40.691), 76,4% das mulheres expressaram preocupação com o aumento dos custos diários, com apenas 30% confortáveis ​​com a sua situação financeira atual.

Em comparação com os homens, os inquiridos do sexo feminino também foram mais cautelosos em relação à dívida, com menos pessoas a reportarem um endividamento mais elevado do que poupanças, menos dependência de cartões de crédito e outros empréstimos e uma preferência por aumentar a poupança.

Além disso, 46,3% das mulheres entrevistadas confessaram a sua preferência por pechinchas em 2023, enfatizando o seu foco em soluções ideais e na boa relação qualidade/preço. Como resultado, a combinação da acessibilidade com o espectro mais amplo de valores do consumidor, particularmente a qualidade, a responsabilidade social e ambiental e a autenticidade, aumenta a atratividade e o apelo dos produtos e serviços para as consumidoras.

Saúde e bem estar

A saúde e o bem-estar das mulheres também surgiram entre as principais prioridades das consumidoras nos últimos anos. Embora o tema tenha sido esquecido há muito tempo, isto mudou com o crescente movimento de diversidade e inclusão, juntamente com o foco geral na saúde como uma prioridade de vida da população global.

44% das consumidoras procuraram novas soluções para prevenir ou tratar problemas de saúde das mulheres
Fonte: Euromonitor Voice of the Consumer: Health and Nutrition Survey (realizado em fevereiro de 2023, n=8.411)

As mulheres são diversas, assim como as suas necessidades e preferências de saúde e bem-estar. Eliminar o tabu da saúde das mulheres apresenta oportunidades de crescimento em áreas como cuidados menstruais, saúde da menopausa e bem-estar sexual, em primeiro lugar. No entanto, existe também um potencial de mercado inexplorado para a inovação nos setores da saúde, farmacêutico, beleza, bem-estar, higiene feminina e nutrição.

 

 

 

Fonte: Euromonitor Internacional 07.03.2024

Comments are closed.

Rodapé 2