Com foco na redução de perdas no setor de FLV, o Hortifruti Natural da Terra, uma das principais redes de varejo de frutas, legumes e verduras no Brasil, implementou uma série de iniciativas tecnológicas para combater o desperdício de alimentos.
No primeiro semestre de 2024, a empresa prejudica em 1,7 milhão o volume de itens perdidos, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de desperdício de alimentos, segundo dados da ONU, com o varejo sendo responsável por uma parte significativa desse problema. Estima-se que mais de R$ 1,3 bilhão em FLV sejam descartados anualmente nos supermercados do país.
Para enfrentar esse desafio, o Hortifruti Natural da Terra apostou no uso de inteligência artificial, que, junto com outras ações operacionais, tem ajudado a otimizar o controle de estoque e garantir que os alimentos perecíveis consumidos antes da liquidação. “Estamos enfrentando um cenário desafiador com o aumento das temperaturas e os altos índices de fome no Brasil. Para evoluirmos como setor, adotamos uma estratégia abrangente que envolve toda a nossa operação e parceiros, reduzindo o desperdício e tornando os alimentos mais acessíveis”, afirma Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra.
Além da tecnologia, a rede também mantém parcerias com projetos como o Mesa Brasil e o Prato Cheio, conectando doações a instituições que combatem a fome. Outra iniciativa é a “Gôndola Pegar ou Pegar”, onde itens próximos ao vencimento são vendidos com descontos de até 40%, incentivando o consumo rápido. A empresa também oferece as “Sacolas Surpresas” por meio das foodtechs Food To Save e B4waste, vendendo produtos com preços reduzidos.
Os alimentos que não podem mais ser consumidos são transformados em adição pelo Ciclo Orgânico, sendo vendidos em lojas próprias da rede. “Temos avançado constantemente na gestão do desperdício e acreditamos estar contribuindo positivamente para o futuro sustentável da sociedade”, conclui Drago.
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