Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEmpresas & Negócios InternacionalHeinz se retrata e retira campanha do ar após críticas por estereótipos raciais

Heinz se retrata e retira campanha do ar após críticas por estereótipos raciais

  • Written by:

Na última segunda-feira, 7 de outubro, a Heinz se desculpou publicamente por uma campanha que, segundo críticos, fazia alusão ao blackface, reforçando estereótipos negativos sobre pessoas negras

Lançada na Europa em países como Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Itália, a campanha “Smiles” ganhou destaque na semana anterior. Este projeto marca a estreia do novo escritório da Gut Nova York, nos Estados Unidos.

Os anúncios apresentavam indivíduos sorrindo com ketchup ao redor da boca, acompanhados do slogan “Tem que ser Heinz”, fazendo uma referência evidente ao filme *Joker: Folie à Deux*.

Entretanto, as peças rapidamente se tornaram alvo de críticas, especialmente a que exibia um homem negro. Críticos apontaram que as imagens evocavam a prática do blackface, bem como os shows de menestréis do século 19 e início do século 20, onde homens negros eram interpretados por atores brancos com características exageradas, como lábios grandes e avermelhados.

Em uma declaração ao Ad Age, a Kraft Heinz, através da Gut, pediu desculpas pela campanha. “Como uma empresa que valoriza o consumidor, estamos ouvindo e aprendendo ativamente. Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa causada pela nossa recente campanha ‘Smiles'”, afirmou um porta-voz. “Embora nossa intenção fosse se conectar a um momento relevante da cultura pop, reconhecemos que isso não justifica a dor que possa ter causado. Estamos comprometidos em melhorar e iremos retirar o anúncio do ar imediatamente.”

Caso repetido

Esta é a segunda vez em pouco tempo que a Heinz se vê obrigada a se desculpar por uma campanha considerada racialmente insensível.

A primeira ocorreu com uma peça criada pela VML na Espanha, destinada aos molhos para macarrão no Reino Unido. Essa campanha foi criticada por perpetuar estereótipos sobre pais negros ausentes, mostrando um casal recém-casado jantando com os pais brancos do noivo e apenas a mãe negra da noiva.

A Heinz expressou suas “mais profundas desculpas” pelo comercial e reiterou seu compromisso de “continuar ouvindo, aprendendo e aprimorando para evitar que isso aconteça novamente no futuro.”

Comments are closed.

Rodapé 2