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Food InnovationCiência & Tecnologia InternacionalMondelez adota Inteligência Artificial no desenvolvimento de produtos

Mondelez adota Inteligência Artificial no desenvolvimento de produtos

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Com a ajuda de IA, a empresa acelera a criação e adaptação de receitas, mantendo a qualidade e a sustentabilidade na produção de snacks e biscoitos.

A Mondelez International passou a incorporar inteligência artificial (IA) no processo de desenvolvimento de seus produtos. A nova tecnologia, criada em colaboração com a consultoria de software Fourkind, utiliza aprendizado de máquina para acelerar a criação de receitas e otimizar a adaptação de snacks tradicionais, visando atender às preferências dos consumidores de maneira mais eficiente e sustentável.

Segundo o The Wall Street Journal, a ferramenta de IA foi desenvolvida em 2019 e começou a ser utilizada nos Estados Unidos para biscoitos e snacks assados, além de bebidas em pó a nível global. O sistema permite que os especialistas da Mondelez definam características desejadas, como sabor (baunilha, salgado ou amanteigado), aroma (oleoso ou tostado) e aparência (quantidade de chips, formato), além de levar em conta custos, impacto ambiental e perfil nutricional.

“Agora, podemos criar novos produtos ou atualizar os clássicos em um ritmo de quatro a cinco vezes mais rápido do que antes”, afirmou Kevin Wallenstein, gerente da divisão digital de pesquisa e desenvolvimento de biscoitos. Embora a IA apoie o processo, os testes de degustação são realizados por humanos para garantir a qualidade final dos produtos.

A tecnologia já foi utilizada em mais de 70 projetos, incluindo o lançamento do Gluten Free Golden Oreo e a atualização da receita de Chips Ahoy. As receitas existentes são regularmente revisadas para ajustes, como a troca de fornecedores de ingredientes, assegurando que os produtos evoluam sem perder sua essência.

Wallenstein destacou que a ferramenta já sugeriu alterações inadequadas, como aumentar a quantidade de bicarbonato de sódio em biscoitos para reduzir custos, erro que foi corrigido graças à supervisão humana. “O papel do ‘guardião da marca’ é fundamental para preservar a identidade de produtos como o Oreo”, acrescentou.

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