Parceria amplia remuneração para cooperativas e estrutura cadeia de reaproveitamento
A PepsiCo, por meio das marcas Toddynho e Kero Coco, anunciou uma parceria com a Eureciclo para fortalecer a cadeia de reciclagem de embalagens longa vida (UHT). A iniciativa busca garantir um valor mais atrativo na compra das embalagens pós-consumo junto a organizações de catadores e operadores de reciclagem, além de oferecer treinamentos e apoio técnico para maior profissionalização do setor.
Atualmente, o projeto conta com 50 cooperativas em 10 estados brasileiros (DF, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RS, SC e SP), com o objetivo de expansão para todas as regiões do país. A Eureciclo viabiliza à PepsiCo os Créditos de Reciclagem para Embalagens Longa Vida, mecanismo que permite maior remuneração dos resíduos, além de assegurar rastreabilidade, certificação e auditoria das embalagens recicladas.
Impacto ambiental e social
“A PepsiCo sai na frente ao apostar nesse projeto de estruturação da cadeia de reciclagem de embalagens longa vida. Com o aumento da remuneração desse material, possibilitamos que centrais de triagem e catadores iniciem ou ampliem a recuperação desse tipo de resíduo. Isso gera impactos ambientais e sociais positivos, como a circularidade das embalagens e aumento da renda para catadores e cooperativas”, destaca Patrícia de Almeida, diretora de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.
Após a coleta, as embalagens serão enviadas para reaproveitamento. “Atuar em rede é essencial para fomentar a recuperação de embalagens com escala e de forma duradoura”, afirma Tânia Sassioto, diretora de inovação da Eureciclo.
Engajamento do consumidor
A conscientização do consumidor também faz parte da estratégia. As marcas Toddynho e Kero Coco divulgarão orientações nas redes sociais para incentivar o descarte correto das embalagens.
Entre as recomendações, está a higienização das caixinhas antes do descarte – removendo completamente o líquido e lavando a embalagem com água de reuso. “Queremos reforçar aos nossos consumidores a importância da separação correta das embalagens para viabilizar a reciclagem. Esse projeto se soma a outras iniciativas sustentáveis da PepsiCo, como o uso de energia renovável na produção de Toddynho e a compostagem da casca do coco-verde na fabricação de Kero Coco, cujo resíduo retorna ao solo como adubo”, explica Camila Pagamisse, diretora sênior de marketing do portfólio de alimentos da PepsiCo Brasil.
Inovação na reciclagem
A parceria inclui também a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável pela produção do alumínio das embalagens, e a Tetra Pak, fabricante das caixas longa vida e do maquinário utilizado na produção das bebidas.
Uma nova tecnologia desenvolvida pela CBA permitirá a separação mais eficiente do alumínio, plástico e papel presentes nas embalagens longa vida, aumentando o aproveitamento dos materiais reciclados.
A iniciativa reforça o compromisso da PepsiCo com a economia circular e fortalece a estruturação de uma cadeia de reciclagem mais eficiente e sustentável no Brasil.
Comments are closed.