Velocidade, padronização de processos, otimização de logística e exploração de todos os canais de venda: CEO da Pizza Prime lista sugestões práticas para crescer no delivery
De acordo com dados da Statista, plataforma global de informações de mercado, o setor de delivery deve alcançar US$ 1,45 trilhão em 2025 e movimentar US$ 1,9 trilhão até 2029. No Brasil, o crescimento também é expressivo: segundo dados do iFood, divulgados em agosto de 2025, o volume mensal de pedidos passou de 60 milhões em março de 2020 para 120 milhões em março de 2025, com expectativa de atingir 200 milhões nos próximos três anos.Neste cenário, a Pizza Prime, maior rede de franquias de pizzarias do país, que atende mais de 115 mil pedidos mensais via delivery, atua com um modelo híbrido de entregas que combina frota própria, motoboys terceirizados dedicados e serviços sob demanda. Para Gabriel Concon, fundador e CEO da rede, o segredo para uma operação de entrega bem-sucedida está no uso de tecnologia, processos otimizados e adaptações constantes. Ele lista três dicas fundamentais para alcançar o êxito no setor, confira:
1 – Foque na velocidade e na padronização do processo
Segundo Concon, o tempo é fator-chave para a satisfação do cliente no delivery. O iFood aponta que 70% da percepção de qualidade de um pedido está ligada ao prazo de entrega. “Para o consumidor, o tempo de espera pode ser mais importante que a própria qualidade do produto. Por isso, buscamos entregar as pizzas entre 25 e 40 minutos, resultado possível graças a um formato de operação que eleva a eficiência operacional em 25% a 30%”, afirma.Para acelerar a produção, a Pizza Prime investe em uma cozinha central que envia ingredientes porcionados e prontos para uso às lojas, reduzindo a dependência de mão de obra e o tempo de montagem. “Assim, uma pizza pode ser montada, assada e embalada em cerca de três minutos”, explica.
2 – Otimize a logística
Para o CEO da rede, a logística é o maior desafio do delivery, de forma que impacta diretamente a margem de lucro dos estabelecimentos. Deste modo, o executivo afirma que o modelo de entrega precisa estar alinhado ao volume e à estratégia da empresa. “Depois de muitos testes e estudos, nós optamos por evitar o full service – em que a plataforma gerencia todo o processo – e investir em um sistema que, além de integrar nosso aplicativo próprio com as plataformas de delivery com as quais operamos e as empresas de logística, também nos permite trabalhar com várias formas de entrega, de maneira que podemos direcionar cada pedido para a opção mais rápida e eficiente naquele momento”, comenta Gabriel.Outra estratégia que o especialista indica colocar em prática é enviar no máximo duas entregas por motoboy por vez. “Essa execução otimiza a rota, auxiliando na diminuição do tempo de deslocamento dos entregadores”, explica.
3 – Adapte-se e explore todos os canais de venda
Segundo Concon, o sucesso no delivery exige explorar todos os canais de venda e manter a qualidade do atendimento em cada um deles: telefone, retirada em balcão, totens de autoatendimento, aplicativo próprio, plataformas de delivery, WhatsApp ou site. “É necessário investir em tecnologia para direcionar melhor a frota, otimizar a logística e, consequentemente, oferecer uma experiência positiva que aumente as vendas”, conclui.
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