A 99Food, plataforma de entrega de comida da 99, deu início a sua operação em fase de testes no estado de São Paulo, prometendo mudar as regras do jogo no delivery.
Com um investimento inicial de R$ 500 milhões, parte de um total de R$ 1 bilhão anunciado em abril, chega para, segundo a própria empresa, combater práticas onerantes, tornar a comida mais acessível e devolver dignidade a entregadores e restaurantes com melhores oportunidades de ganho.
A estreia, que inclui cidades da capital e da região metropolitana, como Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Barueri, Diadema e São Caetano, já mobiliza mais de 50 mil entregadores parceiros e 20 mil restaurantes cadastrados.
Para atrair consumidores, a 99Food garante comida pelo preço do cardápio, entrega grátis e cinco cupons em descontos por usuário. “Não viemos para jogar segundo as regras antigas. Viemos para mudá-las em benefício de todos”, afirma Simeng Wang, Diretor-Geral da 99 no Brasil, acrescentando que a proposta é oferecer preços justos, mais opções, verdadeira acessibilidade e transformar o delivery em um recurso que todos possam aproveitar.
O modelo também busca valorizar os entregadores, com metas claras e pagamentos que, segundo a empresa, são os mais vantajosos do mercado. Além disso, está prevista a criação de pontos de apoio e descanso para entregadores em todas as regiões atendidas.
A estreia é acompanhada por uma pesquisa do Instituto Locomotiva e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que revela insatisfação com o modelo atual de delivery. O levantamento aponta que 63% dos consumidores já desistiram de pedir comida por causa do preço e que 94% acreditam que, sem taxas para os restaurantes, os pratos seriam mais baratos.
Entre os estabelecimentos, 85% investiriam o valor economizado em melhorias e 82% na contratação de funcionários. “Nossa pesquisa mostra que há demanda por opções mais acessíveis para os consumidores e sustentáveis para os restaurantes. Qualquer modelo capaz de oferecer esse equilíbrio tem potencial para conquistar o público brasileiro e tornar o serviço ainda mais democrático”, diz Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, os dados confirmam um ponto central: “Menos comissões e mais lucro não beneficiam apenas o dono do negócio, criam melhores condições para o empreendedorismo em São Paulo, com reinvestimento, inovação, geração de empregos e uma economia mais vibrante”.
A chegada da 99Food já movimenta a economia local, gerando novas fontes de renda e impulsionando as chances de crescimento de restaurantes cadastrados na plataforma no estado de São Paulo.
Comments are closed.