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Food InnovationInteligência de MercadoPromoções ganham força entre classes de maior poder aquisitivo

Promoções ganham força entre classes de maior poder aquisitivo

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Estudo da Worldpanel by Numerator indica maior racionalização no consumo dentro do lar no segundo trimestre de 2025

A busca por promoções tem crescido entre os consumidores de maior poder aquisitivo. De acordo com o estudo Consumer Insights, da Worldpanel by Numerator, a participação desses produtos nas cestas de compras para dentro do lar da classe AB saltou de 14,4% no segundo trimestre de 2024 para 23,3% no mesmo período deste ano.

Esse cenário é reflexo do chamado “consumidor equilibrista”, que busca balancear orçamento, necessidade e qualidade. Prova disso é que, embora os brasileiros estejam indo mais vezes ao ponto de venda (+12,1%), a quantidade de itens por visita caiu 10,7%, revelando maior controle sobre o carrinho de compras.

Esse movimento é ainda mais evidente na classe AB, que reduziu as unidades compradas em 5,1% na comparação entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período deste ano. Em contrapartida, as classes DE apresentaram crescimento de 8,1% no volume de unidades, sinalizando possível retomada do consumo.

As categorias mais essenciais, como bebidas (+3,0%), mercearia salgada (+1,7%) e commodities (+1,1%), lideraram o crescimento no curto prazo. Em sentido oposto, higiene e beleza registraram queda de 6,8% em unidades por viagem. A retração é puxada especialmente pelos mais jovens, como a Geração Alpha (nascidos a partir de 2010), que reduziu em 3% as ocasiões de uso da categoria.

Datas comemorativas típicas do segundo trimestre, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, também refletiram essa transformação de consumo. Produtos de menor valor de desembolso ganharam espaço entre os “presenteáveis”, a exemplo dos sabonetes, que registraram alta de 16% em volume de unidades.

Na tentativa de manter o consumo, inclusive, os brasileiros ampliaram o uso de diferentes canais de compra. No segundo trimestre de 2025, foram, em média, oito meios por pessoa – um a mais do que no mesmo período do ano anterior.

As missões de compra também se diversificaram. As de urgência caíram 10% em número de unidades, enquanto as de abastecimento cresceram 37% em frequência. Nesse cenário, canais menores ganharam relevância: o pequeno varejo passou de 49% para 55% em volume nas compras de abastecimento, enquanto o tradicional foi de 52% para 54%.

Metodologia

O Consumer Insights, da Worldpanel by Numerator, é um estudo trimestral que reúne dados dos três principais painéis da empresa.

O Painel de Consumo In Home representa os hábitos de compra de 60 milhões de lares no Brasil, analisando o comportamento de consumo dentro do lar. O Painel de Uso aprofunda como os produtos adquiridos são, de fato, utilizados pelas pessoas dentro desses lares – com base em mais de 53 bilhões de ocasiões de uso em Alimentos e Bebidas. Já o Painel Out of Home acompanha o consumo fora de casa, com amostra que representa 158 milhões de indivíduos.

Todos os painéis possuem cobertura nacional, oferecendo uma visão completa dos hábitos de consumo dos brasileiros.

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