Grupo 3corações adquire divisão de café da Mitsui Alimentos

O Grupo 3corações, que lidera o mercado brasileiro de café, comprou a divisão de café torrado e moído da Mitsui Alimentos, subsidiária da japonesa Mitsui & Co., por R$ 210 milhões.
A aquisição foi uma oportunidade que não estava planejada, como disse o presidente do grupo, Pedro Lima, ao Valor. Segundo ele, o negócio consolida a liderança da empresa no mercado de café na região Centro-Oeste, como também já acontece no Nordeste e no Norte.
A 3corações — joint venture entre a São Miguel Holding e a israelense Strauss — é líder em café torrado e moído no país, com participação de 27%, derivada da venda de marcas como Café 3 Corações, Santa Clara, Iguaçu, Itamaraty e Fino Grão. “Somos um agente consolidador. A oportunidade surgiu e é importante, porque melhora nossa participação no Centro-Oeste e também em São Paulo. Já temos uma boa participação na região. Com a entrada da marca Café Brasileiro no nosso portfólio, consolidaremos a liderança”, afirmou o executivo.
A aquisição inclui ainda as marcas .br Gold — de café especial —, 3 Fazendas, Premiado, Café Superior e Bandeira, além de uma linha de café solúvel, achocolatados, cápsulas e drip coffee (café filtrado individual), duas fábricas de café torrado e moído — em Araçariguama (SP), e Cuiabá, (MT) — e um centro de distribuição em Campo Grande (MS).
As marcas da Mitsui Alimentos adquiridas pelo Grupo 3corações têm participação no mercado nacional de 3,8%, a quinta maior do país. “Pretendemos expandir essa participação ao longo do tempo”, afirmou Lima, sem estabelecer uma meta. O negócio de exportação de café verde da Mitsui Alimentos permanece sob o guarda-chuva da Mitsui & Co..
A compra ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Apenas após esse aval o Grupo 3corações poderá assumir a operação. A expectativa, segundo Lima, é que esse processo leve 30 dias.
Essa é a segunda aquisição da empresa neste ano. Em 5 de fevereiro, o grupo anunciou uma joint venture com a empresa do segmento de bebidas de origem vegetal Positive Brands, dona das marcas “A Tal Castanha” e “Jungle”. Pelo acordo, cujo valor não foi divulgado, a 3corações passou a deter 50% do capital e metade dos assentos no conselho de administração da Positive Brands.
“Nossa visão agora é pegar esses dois projetos e trabalhar no desenvolvimento deles”, afirmou Lima, ao descartar novas aquisições por ora. “O segmento de bebidas vegetais está crescendo muito”.
No ano passado, o grupo faturou R$ 4,9 bilhões, montante pouco abaixo da meta de R$ 5 bilhões. “ No último trimestre do ano passado tivemos mais desafios, mas 2020 está começando bem e a expectativa é que o faturamento seja um pouco maior”, projetou.
Em março a empresa deverá repassar ao varejo o aumento nos preços do café de novembro e dezembro. “No ano passado, com a queda dos preços do café, aumentamos o desconto [no produto final]. Agora, vamos reduzir esse desconto”, afirmou o executivo.
Fonte: Valor Econômico 17.02.2020


Comments are closed.