Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationNovos ProdutosAzuma lança nova safra do arroz Mirokumai em agosto

Azuma lança nova safra do arroz Mirokumai em agosto

  • Written by:

A época da colheita do arroz, um dos momentos mais celebrados pela cultura japonesa, chegou!

No Brasil, respeitando a tradição, a Azuma lança neste momento a nova safra do Mirokumai, uma das mais esperadas entre os grandes chefs da culinária oriental. O produto pode ser encontrado em pacotes de 1 e 5 quilos e, para ajudar em sua identificação, a Azuma traz em sua embalagem o selo Shinmai.

Considerado o alimento mais importante do Japão, o arroz é cultivado no país há mais de 2 mil anos. O outono é particularmente especial para chefs e apreciadores do arroz, pois é quando ocorre a colheita da nova safra, que traz grãos mais frescos e úmidos. A Azuma comercializa a nova safra do seu grão, o Mirokumai, em agosto, a partir do lote 1207, nas embalagens de 1 quilo e lote 1208 na versão de 5 quilos. Para facilitar na hora da compra, a empresa estampa na embalagem o selo Shinmai, que significa arroz novo, na tradução literal. O grão fresco e úmido é considerado especial para o preparo de diversas receitas e muito procurado por chefs de cozinha e famílias japonesas.

Produzido em uma única fazenda no Uruguai, país que tem clima ideal para o seu plantio, o Mirokumai é um arroz com alto padrão de qualidade, sendo indicado para o preparo de sushis e outros pratos orientais. A combinação de seu grão curto tipo Akitakomati tem ótima viscosidade, textura e sabor, o que o torna unânimo no meio gastronômico. Recentemente a Azuma lançou uma nova embalagem para o pacote de 5 quilos, feita com um material importado do Japão, que mantém a qualidade dos grãos graças a uma tecnologia que permite a entrada de ar. O sistema de empacotamento utilizado também garante o padrão superior, já que evita a quebra dos grãos. O Mirokumai pode ser encontrado em pacote de 1 e 5 quilos e está à venda nos principais mercados do Brasil e em lojas de produtos orientais, físicas e online.

Grão milenar

O arroz ou Gohan (arroz cozido) é o que há de mais essencial para a culinária japonesa, tanto que a palavra Gohan também significa “refeição”. O grão é base da alimentação diária dos japoneses, que costumam dizer que “sem arroz não dá para viver”. Originário da China e cultivado no Japão desde 300 a.C., o cereal é tão importante que existe um departamento ligado diretamente ao primeiro-ministro japonês. O departamento tem a tarefa de controlar o estoque, a qualidade e a distribuição do produto. Anualmente, o Imperador em pessoa dá início ao plantio, em solenidade religiosa de grande importância.

No passado, acreditava-se que uma boa safra, abençoada pelos deuses, e uma safra pobre, podiam se diferenciar como vida e a morte, tendo como consequência a fome. A riqueza de um homem se media, então, em koku, uma antiga medida de volume de arroz, sendo que os pagamentos e as doações eram feitos nessa “moeda”. O apreço dos japoneses pelo arroz ainda é enorme.

O primeiro contato de um japonês ou descendente com o cereal acontece aos 100 dias de vida, em uma cerimônia chamada de Okuizome, que significa “a primeira refeição de um bebê”. A criança experimenta o gohan pela primeira vez com o objetivo de nunca ficar sem o alimento e também ter sorte na vida.

Comments are closed.

Rodapé 2