Em julho, a rede de supermercados Coop completou a atualização de seu sistema de gestão empresarial, uma mudança estratégica projetada para apoiar seu crescimento e se alinhar à nova estrutura organizacional da empresa.
O projeto, chamado “I9Coop”, começou em 2020 e foi executado em etapas para cobrir todas as operações e a gestão das lojas de alimentos e drogarias. A fase final envolveu o Centro de Distribuição (CD), que gerencia o recebimento, armazenamento e distribuição de 80% dos produtos para supermercados e drogarias.
“Com a mudança concluída, a operação não foi afetada. Todas as nossas unidades, a retaguarda operacional e a administração estão agora integradas ao sistema SAP S/4 HANA EWM. Isso oferece benefícios como maior eficiência operacional, um dos principais objetivos da nossa estratégia, e permite que acompanhemos a expansão com maior eficácia e confiança”, explica Pedro Mattos, CEO e diretor-geral da Coop.
Em 2021, o sistema SAP foi implementado nas áreas administrativas, e em 2022 a fase seguinte, denominada Retail, foi ampliada para os processos relacionados a produtos e artigos de revenda. A última fase do projeto foi a integração no Centro de Distribuição.
“A nova solução também melhora o fluxo de dados em diferentes níveis, proporciona indicadores de desempenho e ajuda a reduzir o tempo e os custos dos processos. Esses fatores são cruciais para manter nossa competitividade e garantir um crescimento contínuo e sustentável para nossa rede”, acrescenta Pedro Mattos.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados e opera 34 lojas de alimentos, incluindo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, além de 70 drogarias e canais digitais. Como cooperativa, seu objetivo principal é fornecer serviços de alta qualidade a preços justos, beneficiando os cooperados e a comunidade.
Comments are closed.