Com um investimento de R$ 100 milhões na construção de sua segunda unidade fabril, em Itapecerica da Serra–SP, a marca de chocolates Dengo inicia uma nova fase de expansão sem renunciar a seu modelo de negócio de impacto socioambiental.
A empresa planeja quintuplicar a capacidade de expansão de lojas a partir de 2026, chegando a 250 unidades até 2030. Hoje, opera 54 pontos de venda, 52 no Brasil e 2 na França.
Criada em 2017 por Guilherme Leal e Estevam Sartoreli, a Dengo nasceu com o propósito de transformar a cadeia do cacau no sul da Bahia, onde a cultura foi devastada pela praga vassoura-de-bruxa. Desde então, a marca atua com cerca de 200 famílias produtoras, oferecendo assistência técnica e pagamento acima do valor de mercado, com foco na produção de cacau fino e sustentável via o sistema cabruca, que preserva a mata atlântica.
Apesar dos desafios enfrentados como a pandemia e o aumento exponencial no preço do cacau, a Dengo está prestes a alcançar a lucratividade em 2025, segundo a diretora de marketing Renata Lamarco. “Sustentabilidade começa com viabilidade financeira. Crescemos com consistência, sem comprometer nossos princípios”, afirma.
A nova fábrica busca resolver gargalos de produção: a unidade atual opera em capacidade máxima. A ampliação permitirá atender à crescente demanda por chocolates com identidade brasileira e ingredientes nativos, como castanha-do-para, cupuaçu e limão com tapioca, que integram o portfólio da marca.
No campo ambiental, a Dengo adota ações alinhadas às metas brasileiras de redução de emissões (NDC) e desenvolve soluções para embalagens sustentáveis. Lançou a primeira trufa do mundo com embalagem sem plástico, feita 100% em papel. Parte dos produtos utiliza chita reutilizável, incentivando o reuso pelo consumidor.
Mesmo em crescimento, a empresa mantém o foco no impacto positivo. “Só na Bahia, há mais de 5 mil famílias com potencial de produzir cacau de qualidade. A expansão vai nos permitir integrar mais produtores e fortalecer esse modelo”, conclui Lamarco.
Comments are closed.