Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEmpresas & NegóciosDuas Rodas compra empresa alemã e quer ‘superalimentos’

Duas Rodas compra empresa alemã e quer ‘superalimentos’

  • Written by:

A Duas Rodas, renomada multinacional brasileira especializada na produção de aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, acaba de consolidar a aquisição de 100% da tropextrakt GmbH, com sede em Frankfurt, na Alemanha

Esta transação estratégica marca um novo ciclo de crescimento para a Duas Rodas, que está prestes a celebrar seu centenário, com 100 anos de existência, sediada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

A Duas Rodas, cujo faturamento em 2023 atingiu a marca impressionante de 1,6 bilhão de reais, possui unidades de produção em quatro países, escritórios nos Estados Unidos e China, além de uma vasta rede de mais de 10.000 clientes em todo o mundo. O Presidente do Grupo Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf, enfatiza o compromisso contínuo da empresa com a excelência e inovação constante. Segundo Zipf, a aquisição da tropextrakt proporcionará a criação de um centro de negócios, pesquisa e inovação dedicado ao mercado europeu.

A tropextrakt, por sua vez, é reconhecida por importar e distribuir extratos botânicos e uma ampla variedade de insumos naturais de frutas tropicais para cerca de 1.000 clientes. Além de fornecer elementos essenciais para a fabricação de alimentos e bebidas, a empresa opera um laboratório especializado em testes de aplicação desses ingredientes nos produtos finais. Com a incorporação pela Duas Rodas, este laboratório será transformado em um centro de inovação e tecnologia, ampliando as pesquisas e o desenvolvimento de produtos voltados à indústria de suplementos e alimentos funcionais.

O mercado de alimentos relacionados à saúde é uma das principais áreas de crescimento para a Duas Rodas na Europa. De acordo com o relatório “Nutraceutical Growth Opportunities in Emerging Markets” da Consultoria Frost & Sullivan, o mercado global de bebidas funcionais, alimentos funcionais e suplementos movimentou 380 bilhões de dólares em 2022, com uma projeção de crescimento de 6,5% ao ano até 2030.

Rosemeri Francener, Diretora de Negócios Internacionais da Duas Rodas, destaca a importância estratégica da expansão na Europa, afirmando que “o mercado europeu de extratos botânicos e outros ingredientes para a produção de nutracêuticos é um dos mais sofisticados do mundo”. A proximidade com os clientes locais permitirá à Duas Rodas desenvolver, em parceria, produtos inovadores, saudáveis e sustentáveis.

A aquisição da tropextrakt representa a quinta incursão internacional da Duas Rodas e reforça seu compromisso em ampliar as exportações. Atualmente, o mercado internacional representa 18% das receitas totais da empresa, com a expectativa de alcançar 25% nos próximos 4 anos sem novas aquisições, ou até mesmo atingir impressionantes 45% com futuras compras.

Resultados Sólidos e Compromisso com a Inovação Constante

Ao longo dos últimos cinco anos, a Duas Rodas registrou um crescimento anual médio de 16% no faturamento consolidado, demonstrando alta performance em seus resultados. A empresa, que tem a inovação como pilar fundamental de seu crescimento desde sua fundação, investe aproximadamente 5% de seu faturamento anual em transformação digital, tecnologia e iniciativas voltadas para a renovação constante.

Em 2023, o investimento em tecnologia, representado pelo capex, atingiu a cifra de 23 milhões de reais. Com um foco contínuo em inovação, a Duas Rodas mantém uma postura moderna e altamente tecnológica, resultando em um processo produtivo cada vez mais eficiente. Em 2022, cerca de 23% das receitas da empresa foram provenientes de novos produtos, indicando um comprometimento consistente com a pesquisa e desenvolvimento.

Leonardo Fausto Zipf, Presidente do Grupo Duas Rodas, destaca que “a inovação é um importante motor de competitividade e expansão dos negócios da nossa empresa”. A estratégia da Duas Rodas envolve o uso de inteligência de mercado, uma estrutura de inovação colaborativa com envolvimento de clientes, consumidores e parcerias com instituições acadêmicas no Brasil e no exterior. Esse enfoque coloca a Duas Rodas em uma posição competitiva globalmente sólida, mantendo-se à frente das tendências de mercado e das necessidades do consumidor.

Comments are closed.

Rodapé 2