Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationFood ServiceFoodservice registra aumento significativo na abertura de empresas

Foodservice registra aumento significativo na abertura de empresas

  • Written by:

Com mais de 148 mil novas empresas abertas, o segmento demonstra recuperação econômica e confiança, destacando o fortalecimento das empresas fora da categoria MEI.

Entre novembro de 2023 e novembro de 2024, o setor de foodservice no Brasil registrou a abertura de 148.232 novas empresas, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Esses números refletem a força do segmento como pilar importante da economia nacional e demonstram um cenário de confiança no mercado, sinalizando um potencial de recuperação econômica para bares e restaurantes.

Um ponto importante a ser destacado, é que esse número inclui apenas empresas registradas fora da categoria de Microempreendedor Individual (MEI), que, aliás caiu significativamente, passando de 860 mil para cerca de 660 mil CNPJs. Esse movimento reflete a transição de trabalhadores informais, muitas vezes, oriundos de demissões durante a pandemia, para um estágio de maior formalização. Atualmente, cerca de 1,35 milhão de empresas fazem parte do setor de foodservice, com 53,31% delas não sendo MEIs.

De acordo com a Abrasel, os números reforçam o papel estratégico do setor na geração de empregos e renda no Brasil. O aumento nas aberturas de empresas fora da categoria MEI aponta para um fortalecimento do setor, com uma maior participação de empresas de porte mais robusto, que geram mais empregos e contribuem com mais impostos. A Associação acredita que o setor está agora em uma configuração mais saudável e equilibrada, depois de uma longa fase em que os MEIs dominaram.

Além disso, a expectativa de faturamento para o setor de foodservice também é positiva, com 73% dos empreendedores prevendo aumento nas vendas no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para a Abrasel, essa confiança dos empreendedores reflete a importância do setor para a economia, mas alerta para os desafios, como o impacto do aumento das taxas de juros e da valorização do dólar, que afetam diretamente o setor.

Comments are closed.

Rodapé 2