O arroz branco, tradicionalmente consumido como guarnição ou prato principal, exige diversos processos industriais para alcançar a consistência soltinha e saborosa esperada pelos consumidores.
Na Fumacense Alimentos, que produz os produtos da marca Kiarroz, o beneficiamento do grão começa com uma rigorosa avaliação de qualidade, antes mesmo do descarregamento nos silos da fábrica; uma amostra da carga é analisada para garantir que o arroz atenda aos padrões exigidos. Após a análise, o grão segue para o beneficiamento, que inclui etapas como limpeza, descascamento, brunimento e polimento, nas quais a casca e o farelo são removidos. O arroz passa, então, por uma seleção mecânica, que separa os grãos por espessura, e em seguida, por uma seleção eletrônica. “Possuímos uma máquina que avalia a coloração e o tamanho de cada grão, em uma velocidade que não conseguimos acompanhar. E, ao notar um padrão diferente do indicado, o expulsa com um jato de ar comprimido”, explica Lilian Tiscoski, Gerente Industrial da Fumacense Alimentos.
Com o avanço tecnológico, a qualidade do arroz branco melhorou significativamente. Equipamentos modernos garantem maior agilidade, precisão e uniformidade, entregando um produto com padrão elevado aos consumidores. “A Fumacense sempre teve um compromisso com a qualidade, refletido em todas as etapas do processo. Isso nos permite oferecer um arroz de excelência no mercado”, destaca Jean Marquardt, Diretor de Operações da empresa.
Além do arroz branco, a Fumacense também beneficia arrozes especiais, como o Arbório e o Extra Premium Pérola. Utilizados no preparo de risotos, que devido a maior liberação de amido ocorre a consistência ideal para o prato, esses tipos de arroz também passam pelo mesmo processo de beneficiamento que o branco, porém, o que os diferencia é a semente plantada. O grão utilizado no Arroz Extra Premium Pérola da Kiarroz, marca mais antiga e tradicional da Fumacense Alimentos, por exemplo, foi desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), visando a adaptação ao clima subtropical úmido do estado. Já o Arbório, originário do Norte da Itália, apresenta como característica marcante o grão de tipo longo.
A marca Kiarroz, que oferece produtos que vão do arroz branco polido tradicional ao parboilizado integral e à linha Extra Premium, é pioneira e a mais antiga da Fumacense Alimentos, sendo amplamente reconhecida no Brasil, com presença em milhares de pontos de venda e várias premiações ao longo de suas cinco décadas de história.
Comments are closed.