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Food InnovationEmbalagem & DesignGrupo Heineken adota embalagem com PCR para Amstel

Grupo Heineken adota embalagem com PCR para Amstel

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O Grupo Heineken deu mais um passo em seu compromisso de alcançar 100% de circularidade do plástico em suas operações.

A cervejaria substituiu os shrinks que revestem as latas da marca Amstel por embalagens produzidas com 30% de resina de polietileno pós-consumo reciclada.

A ação é feita em colaborações com a Dow e a Lord. Essa parceria permitirá uma redução anual de 39 toneladas de emissões de CO2, demonstrando o impacto positivo que pode ser alcançado quando a indústria se une em prol de soluções responsáveis.

Em 2022 o Grupo Heineken implementou o uso do material em suas embalagens secundárias da marca Devassa, que foi a primeira a utilizar o material mais sustentável para distribuição em todos os pontos de venda. A substituição permitiu a redução de 777 toneladas de plástico das embalagens da marca em 12 meses, distribuída majoritariamente na região Nordeste do país. Esta segunda etapa amplia consideravelmente o volume de material proveniente de reciclagem, uma vez que a Amstel tem distribuição nacional e é a segunda marca mais consumida da companhia no Brasil.

“A experiência inicial com a marca Devassa nos deu ainda mais estímulo para expandir os esforços para outras marcas do portfólio, como Amstel com crescimento expressivo e que tem ganhado cada vez mais reconhecimento do consumidor. Estamos seguros de que ao implementar essa solução para a marca Devassa e agora para Amstel, estamos adotando um modelo circular, que além de reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente contribui para uma gestão eficiente de resíduos sólidos em nosso ecossistema”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

“Temos consciência de que não é possível construir essa jornada sozinhos, por isso em parceria com fornecedores comprometidos com a sustentabilidade e outros aspectos da agenda ESG para trabalharmos de forma colaborativa, gerando valor efetivo para toda a nossa cadeia de atuação”, afirma a executiva.

“Para a Lord, fazer a diferença na redução dos impactos das embalagens no meio ambiente é primordial. Como indústria, estamos cientes do nosso papel em gerar influência positiva a uma nova cultura, onde tudo se reaproveita como matérias-primas para novos ciclos. E a utilização das resinas PCR em nosso portfólio de filmes flexíveis corrobora com nossos valores e missão no que tange pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental”, explica Patrícia Azevedo, responsável pela área de ESG da Lord.

A Dow é a fornecedora da resina reciclada da linha Revoloop. “Uma vez mais,  temos um trabalho em colaboração com a cadeia de valor trazendo avanços em requisitos de sustentabilidade nas embalagens, permitindo que a reciclagem ocupe um espaço cada vez mais relevante nesse mercado sem abrir mão de qualidade e da entrega técnica também tão importantes em embalagens termoencolhíveis.  Contar com parceiros como a Heineken e a Lord, que estão comprometidos em colocar na prática estas soluções, fez toda a diferença para que esse notável caso de sucesso pudesse se concretizar e chegar às mãos dos consumidores”, diz Letícia Vanzetto, gerente de Desenvolvimento de Mercado, Embalagens e Plásticos Especiais da Dow.

 

 

 

 

Fonte: Embalagem Marca 29.11.2023

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