Grupo Heineken explora novas oportunidades na categoria de não alcoólicos

Heineken inova com portfólio diversificado e bebidas prontas para consumo
Os consumidores estão mais dispostos a experimentar novos produtos e, com isso, a indústria investe cada vez mais em inovação e diversificação de seu portfólio, trazendo novas propostas de consumo ao mercado. Esses dois fatores têm guiado o Grupo Heineken na chamada estratégia Beyond Beer, conceito que se refere às bebidas “além da cerveja” e que ganha cada vez mais força na companhia com marcas de refrigerantes e bebidas mistas, por exemplo. “O nosso desafio é construir um portfólio que vá além de cervejas. Isso ajuda a entrar em outras ocasiões onde a cerveja não está presente, ou está presente e as pessoas querem mixar diferentes bebidas”, destaca, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Bruno Piccirello, Diretor de Marketing de Beyond Beer do Grupo Heineken.
Não Alcoólicos
No segmento, o portfólio da companhia é formado pelas marcas Água Schin, Skinka, Itubaína, Viva Schin, FYS e Clash’d. “Esse ano, devemos crescer próximo de duplo dígito em não alcoólicos, ficando acima da categoria. Com o desenvolvimento de Clash’d, que está em PDVs do Sudeste e no Paraná, vamos ganhar participação no futuro”, explica o diretor. Clash’d, lançado neste ano, trouxe ao mercado um refrigerante com conceito natural e brewed (processo de transformação do malte). Segundo o executivo, o lançamento nasce de uma percepção de que, apesar de ter forte presença nos lares e na alimentação fora do lar, o consumo de refrigerante ainda enfrenta uma barreira – o açúcar -, sobretudo em um cenário de crescente busca por saudabilidade. “Trouxemos uma nova proposta para dentro da categoria de refrigerantes com um produto 100% natural, em 3 sabores, com 40% de suco de fruta.” A linha conta com as versões maçã golden, hortelã e capim limão; limão siciliano, morango e gengibre; e frutas vermelhas com hibisco.
Para gerar experimentação da novidade, o Grupo Heineken investe em ativações de degustação de Clash’d em diferentes formatos e canais. A mesma estratégia é realizada em FYS, que é o carro-chefe do portfólio de não alcoólicos no mercado nacional e foi relançada em 2019. Desde então, a companhia trabalha investimentos em ponto de venda, ações de sampling e parcerias no varejo digital para fortalecer a presença da marca. Considerando o estado de São Paulo, Tubaína é a marca mais representativa da companhia em não alcoólicos. Outra aposta do grupo na categoria é Heineken 0.0, como parte da meta de propor novas alternativas de bebidas. “Entendemos que há uma oportunidade muito grande de entregar aos consumidores líquidos mais naturais e saudáveis”, reitera Bruno.
Beyond Beer
Lançado no final de outubro, Amstel Vibes é a mais recente aposta no segmento Beyond Beer e representa a entrada do Grupo Heineken no mercado brasileiro de bebidas ready to drink (RTD) – bebidas prontas para consumo. “É um mercado que vem crescendo e o lançamento vem da observação desse avanço. É um segmento atrativo, independentemente de existir há bastante tempo.” De acordo com o diretor, ainda há oportunidades no segmento, que refletem a demanda por dois atributos: teor alcoólico mais elevado e sabor. Amstel Vibes tem teor alcoólico de 7,9%, maior que o da cerveja tradicional, e aromas naturais de frutas. São dois sabores: limão e melancia com morango. O Grupo Heineken fortalecerá a divulgação dos lançamentos com ativações em eventos, ações no litoral, além de investimentos para presença no Carnaval. “É um período de grande representatividade nas vendas. Teremos muita presença de marca prevista para o final deste ano e o primeiro trimestre de 2024”, finaliza Bruno.
Fonte: Giro News 11.12.2023

Comments are closed.