Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationESGHeineken e Rizoma iniciam projeto de agricultura regenerativa com plantio de 224 mil mudas

Heineken e Rizoma iniciam projeto de agricultura regenerativa com plantio de 224 mil mudas

  • Written by:

A parceria visa restaurar a Mata Atlântica em Itu, com investimento de R$ 15 milhões, e contribuir para as metas ambientais do Grupo HEINEKEN, com foco em sequestro de carbono e sustentabilidade

O Grupo HEINEKEN, por meio de seu ecossistema de negócios de impacto, HEINEKEN Spin, e em colaboração com a Rizoma, empresa especializada em práticas socioambientais responsáveis, iniciou o plantio de 224 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em Itu, no interior de São Paulo, onde está localizada uma das principais unidades de produção da empresa.

Com um aporte inicial de R$ 15 milhões, essa é a primeira etapa do projeto de agricultura regenerativa, desenvolvido em parceria pelas duas empresas, e que ocupará uma área de aproximadamente 135 hectares. A expectativa é que, ao longo dos próximos cinco anos, o projeto resulte no plantio de 1,2 milhão de mudas em mais de 800 hectares.

Nesta fase inicial, o HEINEKEN Spin avança em seu compromisso com a recuperação ambiental ao unir o reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica à criação de agroflorestas, com destaque para o cultivo de citrus. Este modelo tecnológico promove a restauração da biodiversidade local e potencializa o sequestro de carbono, contribuindo para a redução dos impactos no microclima regional, além de agregar valor às propriedades do Grupo HEINEKEN.

“Unir ações eficazes para equilibrar o microclima e preservar os recursos hídricos, enquanto usamos a comercialização do limão como impulsionadora de nossa agenda ambiental, reforça o impacto positivo que buscamos em nossa estratégia de sustentabilidade, que é central em todas as decisões do Grupo HEINEKEN. Para isso, contamos com a expertise da Rizoma, que oferece tecnologias e conhecimento para potencializar ainda mais nossas iniciativas”, destaca Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.

Os principais objetivos dessa ação são os benefícios ambientais, como a remoção de carbono da atmosfera. Em 25 anos, a expectativa é que a empresa remova cerca de 500 mil toneladas de CO2 do ambiente. Além disso, o projeto colabora com as principais metas de redução de emissões do Grupo HEINEKEN, incluindo o objetivo de atingir a neutralidade de carbono nos escopos um e dois (emissões diretas e indiretas de fontes próprias, como energia) até 2030, globalmente.

“Essa colaboração com a Heineken acelera o crescimento da agricultura regenerativa orgânica e se estabelece como um dos maiores projetos de agrofloresta em grande escala no Brasil e no mundo. Esse é o maior reconhecimento de que é possível implementar um sistema de produção que, ao invés de degradar, regenera a natureza. Essa iniciativa conjunta inaugura uma nova era de regeneração e renova a esperança em um futuro melhor para o planeta e para todos nós”, afirma Pedro Paulo Diniz, sócio-fundador da Rizoma.

Comments are closed.

Rodapé 2