Heineken está sob mira de agência no Reino Unido

Autoridades reguladoras britânicas avisaram a Heineken que seu plano de comprar 1,9 mil bares (“pubs”) da Punch Taverns vai ser investigado, a menos que resolva problemas de concorrência em 33 locais no Reino Unido.
A aquisição, por 403 milhões de libras esterlinas (US$ 513,27 milhões) foi aprovada pelos acionistas da Punch Taverns em fevereiro e, se concretizada, tornaria a Heineken a maior operadora de “pubs” no Reino Unido, depois da Greene King e Enterprise Inns.
Ontem, a Agência de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês), anunciou prazo até 20 de junho para que a cervejaria holandesa e a operadora de “pubs” apresentem suas propostas para lidar com os problemas ou “enfrentem uma investigação profunda sobre a fusão”.
“As empresas terão menos de 10% de todos os “pubs” britânicos depois de qualquer negócio, mas estamos preocupados com a perda de concorrência para os frequentadores de “pub” em algumas áreas locais”, disse Andrea Coscelli, executivo chefe em exercício da CMA. “Sem competição suficiente de rivais, os “pubs” nessas áreas podem ficar em condições de elevar os preços ou de piorar o serviço que oferecem aos clientes.”
Investigações completas da CMA podem levar até 24 semanas e o órgão supervisor pode exigir a venda de alguns bares para que o negócio possa prosseguir.
A CMA tentou minimizar os temores de que a aquisição possa permitir que os consumidores passem a ter à disposição uma oferta menor de cervejas e cidras ou que possa fechar um caminho no mercado para que outras cervejarias concorram contra a Heineken.
A agência destacou que os bares, se comprados, representam só 4% do mercado britânico e que, por isso, não são um canal principal do mercado para as cervejarias. Dados das cervejarias à CMA mostram que a compra dos “pubs” pela Heineken representa apenas uma pequena proporção de suas vendas aos “pubs”, segundo a agência.
Depois de avaliar a oferta atual de bebidas nos “pubs” da Heineken e da Punch Taverns, a CMA concluiu que qualquer redução no número de opções para os consumidores seria “limitada”.
O caso é similar ao acordo da Greene King para comprar a Spirit Pub Company, em 2015, por 774 milhões de libras. As empresas operavam 1,9 mil e 1,2 mil pubs, respectivamente, e criaram a maior empresa de “pubs” na época. A CMA avaliou que havia perspectivas de redução substancial da competição em 16 áreas e deuse por satisfeita com a proposta de venda de 16 pubs a terceiros.
Pelo acordo, a Heineken, maior depois da AnheuserBusch InBev (AB InBev), compraria 1,9 mil dos 3,35 mil “pubs” da Punch Taverns. Os restantes seriam comprados pela parceira da Heineken na transação, o fundo de investimentos em propriedades Patron Capital.
Fonte: Valor

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