Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationCiência & TecnologiaHortifruti Natural da Terra luta contra o desperdício de alimentos com inovação e parcerias

Hortifruti Natural da Terra luta contra o desperdício de alimentos com inovação e parcerias

  • Written by:

Rede de varejo implementa inteligência artificial e doações para reduzir perdas em produtos frescos e promover a sustentabilidade

O Brasil apresenta um dos mais altos índices de desperdício de alimentos no mundo, ocupando a 10ª posição no ranking global da ONU. Supermercados brasileiros jogam fora anualmente mais de R$ 1,3 bilhão em frutas, legumes e verduras.

Em resposta a esse desafio, a Hortifruti Natural da Terra, especializada em produtos frescos, implementou uma estratégia visando a redução do desperdício. Utilizando inteligência artificial e outras iniciativas, a empresa conseguiu diminuir em 1,7 milhão o volume de perdas no primeiro semestre de 2024, em comparação ao ano anterior.

O desperdício alimentício gera custos estimados em US$ 1 trilhão, com o varejo contribuindo com 12% desse montante, conforme o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra, ressalta que as altas temperaturas e a insegurança alimentar no país complicam o cenário do setor: “Desenvolvemos uma estratégia de mitigação do desperdício que inclui nossa operação e parcerias, buscando acelerar o aproveitamento de alimentos perecíveis. Isso resulta em melhor controle de oferta e novos formatos de consumo com preços mais acessíveis.”

A rede também realiza doações para instituições como Mesa Brasil e Prato Cheio, que combatem a insegurança alimentar. Produtos próximos do vencimento são oferecidos na “Gôndola Pegar ou Pegar” com descontos de até 40%, além de serem vendidos em “Sacolas Surpresas” a preços reduzidos por meio das foodtechs Food To Save e B4waste.

Alimentos impróprios para consumo são transformados em adubo pela Ciclo Orgânico, empresa que coleta e faz compostagem de resíduos. Drago conclui: “Estamos evoluindo nesse processo, desde a medição de dados até a implementação de tecnologias para o correto aproveitamento dos alimentos. Há ainda muito a ser feito, mas estamos comprometidos com nosso papel na sociedade.”

Comments are closed.

Rodapé 2