O Instituto traz o Índice de Desempenho do Foodservice com foco nas redes de alimentação fora do lar, e aponta o crescimento de vendas, tíquete médio e evolução da inflação
Nos últimos dois anos, o setor de foodservice passou por diversas mudanças, principalmente devido a pandemia da COVID-19. Com foco cadeia de alimentação fora do lar, o IFB (Instituto Foodservice Brasil), que busca soluções para temas que impactam o mercado, traz dados relevantes e atuais.
Diante disso, o IDF (Índice Desempenho Foodservice) evidencia números importantes do setor. O crescimento das vendas atingiu seu pico a partir de março deste ano, com a liberação das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. No comparativo com 2020, o valor nominal que era de 6,2% em março, passou para 74,2% em abril, atingindo o pico de 92,3% em maio, e nos meses seguintes, apontou uma queda até atingir a estabilidade, em outubro deste ano. Fechando o mês com quase 22% de vendas nominais.
Em relação ao tíquete médio despendido nos estabelecimentos de foodservice, o IDF mostra o crescimento de quase 13% em outubro 2021, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, passando de R$31,50 para R$35,60. Esse aumento corrobora a subida da inflação no setor, que foi de 3,2 pontos percentuais no período, saindo de 5,5% em outubro de 2020 para 8,7% no mesmo mês deste ano.
O IDF é um indicador de performance desenvolvido pelo Instituto Foodservice Brasil para seus associados; consolidado como o principal termômetro de desempenho do foodservice no Brasil, consolida dados de vendas nos mais variados KPIs, além de análises que influenciam diretamente na performance do segmento: renda, emprego, população, confiança, permitindo acompanhar a evolução dos principais players do mercado. “O setor do Foodservice não é medido isoladamente pelos órgãos oficiais, destacando a relevância do IDF para mapear gaps e dimensionar impactos, além de entender, tendências sociodemográficas, antecipar desafios, oportunidades e ações” comenta Ingrid Devisate, Diretora executiva do IFB.”
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