Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationInteligência de Mercado KantarMarketing inclusivo impulsiona crescimento de marcas, diz Kantar

Marketing inclusivo impulsiona crescimento de marcas, diz Kantar

  • Written by:

86% dos brasileiros consideram importante que as empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão nos seus próprios negócios ou na sociedade como um todo – o número global é de 75%.

E 88% dos brasileiros afirmam que diversidade e inclusão são importantes para eles, enquanto globalmente esse número é 79%.

Essas são apenas algumas das conclusões do nosso novo Brand Inclusion Index 2024 (BII), um estudo inovador, realizado com mais de 23.000 pessoas em 18 países.

No Brasil foi avaliada a opinião de 1.012 indivíduos de quatro grupos sub-representados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQ+.

O estudo BII concentra-se na percepção dos consumidores sobre diversidade, equidade e inclusão de uma marca – o que eles veem, sentem, pensam e como a consideram como resultado.

Apesar de 76% dos brasileiros acreditarem que as empresas têm a responsabilidade de tornar a sociedade mais justa, 54% sofreram algum tipo de discriminação – sendo 70% desses episódios no local de trabalho ou em estabelecimentos comerciais.

“O estudo nos mostra uma grande oportunidade de aprendizado para as marcas de como acertar nas ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)”, afirma Maura Coracini, diretora de digital e mídia da Kantar Insights Brasil. “Nossa população percebe que as marcas trazem mais DEI em suas comunicações hoje em dia, mas ainda existe uma distância entre o que elas falam e fazem. As marcas mais bem sucedidas em DEI, na percepção dos brasileiros, são aquelas que não só comunicam suas ações, mas que de fato transformam a sociedade em que estão inseridas.”

Dentro da pesquisa, os entrevistados foram solicitados a mencionar aquela marca que consideram mais inclusiva. 43% das pessoas conseguiram citar um nome, revelando Natura, O Boticário e Globo como os principais exemplos positivos, ao demonstrarem um compromisso genuíno com os três pilares.

Nossa análise mostra que as marcas mais inclusivas têm três coisas em comum: uma estratégia de DEI bem pensada e comprometida em longo prazo, uma execução criativa impecável e coragem. Trata-se de coragem de criar essas ações e se manter firme no propósito de dar voz a esses grupos sub-representados.

Veja algumas das conclusões do estudo:

– 94% mulheres e pessoas da comunidade LGBTQ+ no Brasil afirmam que é importante que as empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão;

– Pessoas LGBTQ+ (69%) e PCDs (66%) são as que mais afirmaram ter sofrido discriminação no último ano;

– A maioria dos episódios de discriminação acontece no local de trabalho (31%), seguido por redes sociais (23%);

– Apenas 20% dos entrevistados se sentem representados o tempo todo em comunicações (69% algumas vezes e 6% nunca).

 

 

Fonte: Kantar 25.07.2024

Comments are closed.

Rodapé 2