O McDonald’s no Japão deu um passo audacioso ao lançar sua primeira campanha publicitária totalmente criada por Inteligência Artificial.
No mês passado, a marca apresentou uma ação inédita, desenvolvida do roteiro à atuação da influenciadora virtual, utilizando tecnologia para toda a produção.
A campanha é fruto de uma colaboração entre o McDonald’s, o estúdio criativo LumaLabsAI e a influenciadora virtual Kaku Drop, que conta com 376 mil seguidores no Instagram. Ao invés de contratar diretores e roteiristas, o processo criativo foi inteiramente gerido por IA, que criou tanto o roteiro quanto os ambientes visuais da peça publicitária.
No vídeo, Kaku Drop aparece interagindo com as batatas fritas do McDonald’s em diversos cenários projetados para atrair o público jovem japonês. A escolha da influenciadora virtual e a criação dos ambientes foram feitas para ressoar com as preferências dos consumidores japoneses, especialmente da Geração Z.
Apesar do sucesso no Japão, a campanha enfrentou críticas no Instagram fora do país. Muitos usuários acusaram a IA de “roubar” empregos de modelos e roteiristas, e alguns descreveram a campanha como “falsa” e “artificial”, questionando seu potencial de engajamento com o público humano.
Vale destacar que a campanha foi elaborada exclusivamente para o mercado japonês e não há planos para sua expansão para outros países.
Comments are closed.