Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEmpresas & NegóciosMudança na rotulagem de alimentos e bebidas movimenta as indústrias do setor

Mudança na rotulagem de alimentos e bebidas movimenta as indústrias do setor

  • Written by:

Com data de vigor a partir de outubro, a mudança traz como principal foco o nível de sódio, açúcares adicionados e gorduras saturadas

As novas normas propostas pela ANVISA – RDC nº 429/2020 e IN nº 75/2020 irão entrar em vigor em outubro deste ano, prevendo mudanças na tabela de informação nutricional, nas alegações nutricionais e inclusão de rótulo frontal para os nutrientes açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio que ultrapassarem os limites impostos. O tema tem movimentado as empresas do setor que agora buscam novas alternativas para atender à exigência, diminuindo o nível desses nutrientes, mas sem alterar o sabor e a textura do produto final.

Com a justificativa de que a rotulagem nutricional funciona como um instrumento de saúde pública, as novas regras trazem como principal exigência o rótulo nutricional frontal para os produtos que apresentarem quantidades maiores ou iguais aos limites de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada previstos pela norma. Além disso, caso esses limites sejam atingidos os produtos deverão incluir na rotulagem um símbolo de ‘’alto em sódio’’, ‘’alto em açúcar adicionado’’ e ‘’alto em gordura saturada’’ para cada nutriente ultrapassado.

Outro ponto apresentado pela nova regulamentação é a definição de açúcares adicionados. Todos os produtos que adicionarem durante o processamento do alimento monossacarídeos e dissacarídeos deverão ter em seu rótulo nutricional a quantidade de açúcares adicionados descrita. O Gerente de Serviços Técnicos e Desenvolvimento da ADM, empresa que desenvolve soluções para as indústrias de alimentos e bebidas, Tiago Coroa, comenta que “na somatória de açúcares adicionados, os açúcares naturalmente presentes em produtos lácteos, vegetais e frutas não serão considerados. Ou seja, as frutas em pó são ótimas opções de adoçantes mais naturais que podem ser aplicadas em alimentos e bebidas, seguindo assim as novas normas impostas”.

Tecnologia e expertise para atender as novas normas

A diminuição de ingredientes como o açúcar, sódio e gordura em alimentos e bebidas altera não só o perfil nutricional, como também o sabor e a textura do produto final. Cada ingrediente adicionado ou reduzido compromete a forma como o consumidor enxerga os alimentos e bebidas no mercado. Diante desse cenário, as empresas precisam investir em novas tecnologias e ingredientes que consigam manter todo aporte de textura e sabor demandado, seguindo também as imposições da nova legislação.

Tiago Coroa, Gerente de Serviços Técnicos e Desenvolvimento da ADM

“Na ADM adotamos uma abordagem individualizada para cada formulação, considerando diferentes aspectos, como as percepções e desejos do consumidor, alvos nutricionais e características sensoriais. Por isso nossas soluções reduzidas em sódio, açúcar e gorduras levam outros ingredientes e são feitas com toda tecnologia e expertise ADM, garantindo que os produtos sigam as novas normas da ANVISA e continuem trazendo sabor e textura agradáveis para o consumidor”, finaliza Tiago.

Para conversar sobre o tema e explorar as soluções da ADM reduzidas em açúcar, sódio e gordura, o segundo episódio do podcast ADM Talks traz o convidado Alexandre Novachi, diretor de assuntos regulatórios da ABIA para conversar com os executivos Tiago Coroa, Claudineia Caetano e Erika Moraes. Escaneie o QR code ou clique no link para conferir!

Comments are closed.

Rodapé 2