Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationCiência & TecnologiaNanotecnologia já é usada na indústria alimentos

Nanotecnologia já é usada na indústria alimentos

  • Written by:

A nanotecnologia é uma grande aliada dos mais diversos setores, ajudando a produzir de maneira efetiva e inteligente

Por mais que você não perceba, a nanotecnologia está presente no seu dia a dia. Latas de refrigerante carregam nanopartículas de prata para prevenir a manifestação de bactérias.

A tecnologia também chegou à indústria da moda, com tecidos térmicos, impermeáveis e antibactericidas. A capacidade da nanotecnologia em organizar átomos e moléculas permite a criação de objetos superiores, intensificando o aprimoramento da construção civil.

Esse campo científico-tecnológico possui grande relevância. E o Brasil se destaca nas pesquisas em nanotecnologia. De acordo com o mais recente levantamento Web of Science, o país aparece na 13ª posição do ranking mundial de publicações de pesquisas. O país fica atrás apenas de potências como China, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Alemanha.

O que é nanotecnologia, para que serve e seu principal objetivo?

O tema entrou em pauta pela primeira vez no final dos anos de 1950, mais precisamente em 1959. Naquele ano, o físico teórico norte-americano Richard Feynman introduziu o assunto durante uma de suas palestras.

As universidades começaram a pesquisar sobre o campo de conhecimento em 1970. A partir dos anos 2000, centros de pesquisa passaram a trabalhar na escala nanométrica. Vale citar que um nanômetro equivale a um bilionésimo do metro. Um fio de cabelo, por exemplo, possui cerca de 100.000 nanômetros.

O que é a nanotecnologia em alimentos? Quais as suas aplicações?

Esse campo científico-tecnológico tem papel importante na indústria de alimentos, sendo considerado um dos processos associados à food science que contribuiu para a evolução dos produtos alimentícios. O setor necessita de cada vez mais segurança e qualidade, aspectos assegurados pela nanotecnologia.

Seu uso pode acontecer em qualquer etapa da cadeia produtiva: agricultura, processamento, embalagem e suplementos.

Começando pela agricultura, por meio dos fertilizantes. Já os nanomateriais, ao serem adicionados nos alimentos,  conseguem realçar o sabor e melhorar a textura do produto final.

Além disso, a tecnologia é utilizada em embalagens inteligentes, que indicam ao consumidor se o alimento está bom para o consumo, e embalagens ativas, que reduzem a possibilidade de contaminação e aumentam a vida da comida.

A nanotecnologia é predominantemente usada pelo setor para tornar alimentos menos perecíveis, aprimorar os sabores, deixar comidas mais saudáveis e melhorar a aparência e textura.

“A nanotecnologia apresenta um potencial muito grande no que diz respeito à agregação de valor e ao aumento da vida útil/tempo de prateleira dos alimentos. Também pode proporcionar menos desperdício e diminuir, consequentemente, o impacto da produção de alimentos no meio ambiente”, explica Cleila Guimarães Pimenta Bosio, especialista da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ao portal Food Connection.

Desta forma, o meio ambiente também é afetado positivamente. O planeta vive uma crise climática, que atinge pessoas em todas as partes do mundo. E as indústrias alimentícias  têm relação direta na degradação ambiental.

A tecnologia é grande aliada do setor, que busca atender a crescente demanda por alimentos de maneira inteligente, sem causar impactos ao meio ambiente.

Fonte: Manezinhonews 31.08.2023

Comments are closed.

Rodapé 2