A Nestlé já investiu R$ 100 milhões no Nestlé Cocoa Plan, iniciativa que visa tornar a produção de cacau no Brasil mais sustentável, produtiva e rentável.
O programa conta com mais de 6.500 produtores parceiros e a meta é atingir 100% de cacau sustentável até o final de 2025.
A produção sustentável envolve práticas como agricultura regenerativa, compostagem, uso de biofertilizantes, gestão hídrica e preservação ambiental. Um dos exemplos é a Fazenda Engenho D’Água, na Bahia, que cultiva cacau no sistema cabruca (à sombra da Mata Atlântica) e utiliza a casca do fruto como fertilizante orgânico.“Não adianta fazer algo pontual. A sustentabilidade precisa de consistência para transformar a cadeia a longo prazo”, afirma Luis Felipe Collaço, gerente de ESG da Nestlé.
Além da produção agrícola, o programa também foca em direitos trabalhistas, inclusão social e transparência nas práticas. A seleção das fazendas é feita com base em 41 critérios de controle, e o programa envolve também quatro empresas moageiras parceiras.
As ações de sustentabilidade também estão refletidas nas embalagens da linha Nestlé Professional, voltada ao foodservice, que destaca a origem ética e responsável do cacau como diferencial competitivo.
Comments are closed.