Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationESGNestlé investe em restauração ambiental e reflorestamento de áreas de cacau no Brasil

Nestlé investe em restauração ambiental e reflorestamento de áreas de cacau no Brasil

  • Written by:

Iniciativas em parceria com Re.green e Barry Callebaut vão restaurar florestas e implantar sistemas agroflorestais na Bahia e no Pará, reforçando a meta de neutralidade de carbono da empresa até 2050.

A Nestlé anunciou dois projetos de restauração ambiental em parceria com as empresas Re.green e Barry Callebaut, que devem recuperar cerca de 8 mil hectares nos estados da Bahia e do Pará, em áreas ligadas à produção de cacau e café. As iniciativas fazem parte da estratégia da empresa para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e alcançar a meta de neutralidade de carbono (Net Zero) até 2050.

Com previsão de plantio de 11 milhões de árvores, os projetos terão duração entre 25 e 30 anos e incluirão áreas destinadas à regeneração de florestas nativas e à implantação de sistemas agroflorestais com cacau. Além de contribuir com a descarbonização, os projetos têm como foco a regeneração de áreas produtivas para fortalecer a resiliência das cadeias de suprimentos.

A Nestlé será responsável pelo financiamento integral do projeto com a Re.green e por 60% da iniciativa em parceria com a Barry Callebaut. Juntas, as ações devem retirar cerca de 1,5 milhão de toneladas de carbono equivalente da atmosfera, apoiando o compromisso da empresa de cortar pela metade suas emissões até 2030.

Na parceria com a Re.green, o foco será o reflorestamento ecológico de mais de 2 mil hectares no Sul da Bahia, com o plantio de 3,3 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica. A ação faz parte do Programa Global de Reflorestamento da Nestlé, que pretende plantar 200 milhões de árvores em todo o mundo até 2030, sempre em regiões estratégicas para o abastecimento de matérias-primas. O projeto busca restaurar ecossistemas em sua forma original, promovendo a recomposição hídrica e a biodiversidade local, com geração prevista de 880 mil créditos de carbono certificados ao longo de 30 anos.

Já o projeto com a Barry Callebaut prevê a recuperação de 6 mil hectares nas regiões da Bahia e do Pará. A maior parte das áreas será convertida em sistemas agroflorestais com cacau, incluindo ainda cerca de 600 hectares de reflorestamento intensivo em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs). Serão plantadas 7,7 milhões de mudas de cacaueiros e espécies nativas, que serão cultivadas por, no mínimo, 25 anos nas propriedades que integram a cadeia do cacau. A expectativa é que a ação remova aproximadamente 600 mil toneladas de CO₂ equivalente ao longo do período contratado.

Segundo a Nestlé Brasil, a restauração ambiental é uma estratégia essencial para garantir a sustentabilidade na produção de ingredientes como cacau e café.

Comments are closed.

Rodapé 2