Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationInteligência de Mercado NielsenNielsenIQ: Copa do Mundo mobiliza maioria dos consumidores e indústria se prepara para elevar vendas

NielsenIQ: Copa do Mundo mobiliza maioria dos consumidores e indústria se prepara para elevar vendas

  • Written by:

Levantamento apontou Salgadinhos (53%), Cerveja (44%) e Churrasco (44%) como os principais produtos por consumidores para acompanhar os jogos da Copa

Estudo elaborado pela NielsenIQ traçou o perfil de consumo e comportamento do brasileiro de olho na Copa do Mundo do Catar 2022 e algumas estratégias vencedoras, com base no que as empresas fizeram em Copas anteriores tanto no on quanto offline de forma bem sucedida. A pesquisa mostrou que 61% dos respondentes estão animados com a realização do evento, dos quais 54% são homens e 47% mulheres. 

A NielsenIQ também mostrou onde os brasileiros pretendem realizar suas compras para se preparar para assistir aos jogos da Copa. A maioria (56%) disse que vai fazer compras apenas em lojas físicas, seguido por lojas físicas combinadas com APP de Delivery (11%), o que indica haver possibilidades e oportunidades para atender o consumidor de forma mais rápida e com variedade de produtos. 

Entre quem respondeu ou incluiu na resposta deliveries de comida e bebida, 12% afirmaram que pretendem usar Rappi e IFood, 7% Zé Delivery e a maior parte 42% somente Ifood. Salgadinhos (53%), Cerveja (44%) e Churrasco (44%) são os principais itens que estarão presentes nos encontros dos brasileiros para assistir a Copa do Mundo.

Por conta dos horários dos jogos, sobretudo na primeira fase da Copa, a maioria dos brasileiros (61%) pretende assistir de casa, e 71% respondeu que vai usar apenas um device (a televisão) para acompanhar a disputa. Dessa vez, a multitela é opção minoritária, só 18% afirmaram que utilizará a televisão e outro dispositivo ao mesmo tempo. 

ESTRATÉGIAS 

Em 2018, casos analisados pela NielsenIQ mostraram que priorização de embalagem, excelência de execução e promoções assertivas representaram o impulsionamento de vendas. Um exemplo de sucesso foi a prioridade que as cervejarias deram para os latões de de 473 ml, através de promoções específicas para o atacarejo e o autosserviço.

“Esse tipo de ação de inteligência faz toda a diferença para as marcas que desejam performar melhor em momentos como uma Copa do Mundo”, afirmou diretor de Varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño. “Saber o tamanho de embalagens, o preço e a promoção vai fazer a diferença no resultado das vendas”, acrescentou.

Entre os canais destaques, as empresas devem considerar o Cash & Carry para abastecimento e promoções para os produtos e os Bares como destaque de movimentação. Isso em conexão, é claro, com os produtos vendidos: destilados, como a nacional Aguardente de Cana, tem um impulso no Bar principalmente, enquanto o C&C fica bem conectado com o churrasco, já tradicional em momentos como esse. 

E a estratégia deve ir além. Considerar as possibilidades trazidas tanto pelos canais online quanto offlines e as especificidades da trajetória do Brasil na Copa do Mundo. Como os jogos da seleção brasileira serão em horários e dias diferentes, as demandas e expectativas do consumidor serão diferentes. “A programação do brasileiro para o jogo de estreia contra a Sérvia na quinta-feira às 16h será diferente da da partida contra a Suíça, que será numa segunda às 13h, e que também será totalmente diferente na disputa contra Camarões, numa sexta-feira às 16h. Por estes motivos, as empresas precisam ter estratégias bem definidas de como melhor atender seus clientes e quais produtos devem dar destaque”, afirmou o executivo de contas da NielsenIQ, Giuliano Paganini. 

No online, por exemplo, de acordo com os insights da NielsenIQ, a empresa precisa traçar um plano para melhor atender o consumidor e quais diferenciais oferecer, como frete grátis, entregas em menos de 15 minutos, promoções, combos.

Comments are closed.

Rodapé 2