Receita feita à base de creme de avelãs e flocos crocantes Ovomaltine® passa por reformulação para unificar os produtos das linhas varejo e profissional. O produto, antes importado da Suíça, agora passa a ser produzido no Brasil
Ovomaltine® , marca do grupo inglês ABF – Associated British Foods, estreará em todo o Brasil a partir da segunda quinzena de outubro o novo Ovomaltine® Creme Crocante. A novidade unirá a cremosidade do creme de avelã ao sabor e crocância únicos de Ovomaltine®. A versão importada da Suíça dará lugar a nova receita que passou por um processo de reformulação para unificar e estabelecer uma linha de produtos oferecidos no varejo e na linha profissional.
O rótulo direcionado ao público final e o recheio e cobertura oferecido ao food service se transformaram em uma só receita: o Ovomaltine® Creme Crocante. A nova versão passou por uma série de pesquisas com consumidores e foi tão bem avaliada quanto a versão da Suíça, além de ter sido escolhida como uma alternativa para sair do óbvio.
“A adaptação oferecerá aos nossos clientes um produto mais cremoso que o anterior e mais fácil de espalhar. É um creme versátil e crocante, que pode acrescentar sabor e textura em diferentes preparos – desde pães, frutas e sorvetes até pizzas, bolos e diversas receitas de confeitaria” conta Cristina Carvalho, diretora de marketing de Ovomaltine® Brasil.
Para chegar a versão final, Ovomaltine® investiu mais de 1 milhão de reais em pesquisas e desenvolvimento. O produto foi colocado à prova de um grupo de consumidores da categoria creme de avelãs, que tinha como principal missão avaliar a preferência do novo produto Ovomaltine® Creme Crocante comparado a versão suíça. 87% dos entrevistados afirmaram que certamente ou provavelmente comprariam o produto e 49% disseram que substituiriam a escolha de compra atual pelo novo produto de Ovomaltine®.
Também foram estabelecidas questões sobre o preço ideal, o tamanho e o design da embalagem, que foi reconhecida pelos participantes como um rótulo que “chama atenção no ponto de venda” e “incentiva o consumidor a sair do óbvio”. “O design da embalagem do novo creme traduz a personalidade da marca: divertida, vibrante, ousada, otimista e espontânea”, completa Carvalho.
Com os dados coletados, a equipe da marca identificou a necessidade de lançar três versões para o público final: 100g, 260g e 530g, que atenderão diferentes perfis de consumidores e desembolso; e três para a linha profissional: pote de 900g, balde de 2,1kg e a estreia da manga de confeitar de 900g – pensada para proporcionar mais versatilidade e praticidade, já que é possível aplicar o produto direto da embalagem nas receitas, a exemplo de pizzas, preparos de cafeteria e confeitaria.
Com a implementação da produção nacional, a marca busca acelerar sua presença na categoria tanto no varejo quanto no food service. Os ganhos também estão relacionados ao meio ambiente: estima-se que com a nacionalização da produção, haja redução de 80% na geração de CO2, já que o produto deixará de viajar mais de 10.000KM a cada envio entre a planta da Suíça e o centro de distribuição da marca em São Paulo. Além disso, atualmente o pote de 260g que é de vidro passará para a versão PET, um material mais leve, que reduzirá em 86% a quantidade de plástico do formato.
A aposta no novo Ovomaltine® Creme Crocante no mercado brasileiro – terceiro mercado mais importante do mundo para a marca – é ter uma alta competitividade na categoria além de levar o consumidor a experimentação. Para isso, a equipe da marca concentrará os seus esforços comerciais nas principais redes de supermercado do país, além de distribuidores e lojas especializadas em confeitaria. O preço de venda será sugerido de acordo com os diferentes tamanhos de embalagens e pode variar entre R$10,99 a R$42,99 para a linha varejo e entre R$50,00 e R$125,00 para a linha profissional (a referência de preços é baseada na região Sudeste).
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