Veículo será utilizado no transporte de produtos das fábricas aos CDs da companhia e já está em fase de testes no interior de São Paulo
A iniciativa faz parte da estratégia global de ESG (Ambiental, Social e Governança) da PepsiCo, conhecida como PepsiCo Positive (pep+), que visa ampliar a frota de veículos de baixa emissão de GEEs, alinhando-se aos objetivos ambientais em toda a cadeia de valor.
O modelo Scania P25 6×2, fabricado na Suécia, foi trazido ao Brasil especificamente para testes de desempenho e rotas na operação logística interna da PepsiCo. A tecnologia empregada no veículo possibilita uma redução de 0% nas emissões de CO² em comparação aos caminhões tradicionais movidos a diesel.
Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, destaca a importância da tecnologia na estratégia global da empresa. “É esse compromisso que nos move e a América Latina tem contribuição fundamental para os objetivos globais de ESG da PepsiCo”, ressalta.
O caminhão elétrico da PepsiCo será utilizado nas operações entre as cidades de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba, no estado de São Paulo. Com mais de 4 mil veículos em sua frota, dos quais mais de 160 são elétricos ou movidos a GNV, a PepsiCo já implementou medidas significativas para redução de emissões em anos anteriores.
Christopher Podgorski, Presidente & CEO da Scania Brasil, destaca a fase de testes operacionais e ressalta que a eletrificação é uma jornada complexa que envolve diversos fatores, como infraestrutura e descarte de baterias.
Desde 2020, a PepsiCo incorporou os primeiros dez caminhões elétricos em sua frota de médio porte, e em 2023, toda compra de novos caminhões terá 20% de veículos elétricos ou movidos a gás. Com essas iniciativas, a empresa projeta uma redução conservadora de 30% nas emissões de CO² até 2030, contribuindo significativamente para um futuro mais sustentável.
Comments are closed.