Embalagens de leite trazem fotos atualizadas com inteligência artificial
A Piracanjuba lançou uma iniciativa inovadora para apoiar as buscas por pessoas desaparecidas, utilizando inteligência artificial para atualizar retratos e estampar as imagens nas embalagens de leite. A ação, realizada em parceria com a Associação Mães da Sé, foi desenvolvida pela agência Ampfy e conta com a expertise do artista digital Hidreley Dião.
O projeto resgata uma estratégia adotada nos anos 1980 nos Estados Unidos, quando fotos de desaparecidos eram impressas em caixas de leite. Agora, a tecnologia permite a atualização das imagens, facilitando o reconhecimento dessas pessoas, muitas das quais estão desaparecidas há anos. “Essa é uma iniciativa que nos enche de esperança e reflete a preocupação da marca com o bem-estar das pessoas. O objetivo maior é contribuir para que reencontros aconteçam e que as famílias possam se reunir novamente”, afirma Lisiane Campo, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba.
Hidreley Dião explica que o processo de atualização das imagens vai além do uso de plataformas automatizadas de IA. “Existe um estudo aprofundado do envelhecimento, aliado a uma experiência de mais de 12 anos em arte digital. Em algumas imagens, familiares enviaram fotos de pais e irmãos para tornar os retratos mais fiéis”, detalha o artista.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), somente em 2024, o Brasil registrou 66 mil desaparecimentos, o que equivale a uma média de 217 pessoas desaparecidas por dia. Para ampliar o alcance da iniciativa, as fotos atualizadas estão sendo impressas em milhões de embalagens dos leites Piracanjuba nas versões Integral, Desnatado, Semidesnatado e Zero Lactose, produzidas pela Tetra Pak e distribuídas em todo o país.
“É impossível ignorar a dor de quem perde um ente querido. Com o projeto Desaparecidos, queremos gerar empatia e contribuir para essa causa. Aproveitamos um espaço já existente nas embalagens para um marketing com impacto social, alinhado ao propósito da marca de fazer bem o que te faz bem”, conclui a executiva da Piracanjuba.
Comments are closed.