Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEmpresas & Negócios VarejoSopas e Cremes estão entre os produtos mais buscados na quarentena, diz Google

Sopas e Cremes estão entre os produtos mais buscados na quarentena, diz Google

  • Written by:

De acordo com levantamento da empresa, com base na ferramenta Trends, que compara a variação de buscas sobre os termos em determinado período, o aumento da procura por produtos para casa, principalmente com foco em bem-estar, é notável.

Na comparação da semana entre 9 e 15 de maio com a média das primeiras semanas do ano, as categorias que tiveram maior aumento de buscas foram:

Supermercado:

♦ Sopas e cremes: + 129%

Os tipos de alimento mais buscados também foram mudando ao longo da quarentena.

“A primeira onda foi da comida que aumenta imunidade. Essa tendência tem até agora. Depois teve a dieta. Agora a gente vê a busca por alimentos que fazem sentir que estou em casa, com segurança. Sabe aquela coisa que remete à família?”, afirma Chamorro.

Busca por conforto

Para Rodrigo Chamorro, líder de insights para Varejo do Google Brasil, os produtos mais buscados evidenciam que as pessoas, durante a quarentena, estão comprando itens para aumentar o conforto e o bem-estar dentro de casa, além de preencher o tempo com atividades de lazer.

Isso fica evidente na busca por roupas e também de itens de casa, que tiveram aumento significativo na semana analisada.

Moda

Chinelos e pantufas: +800%
Pijamas: + 500%
Itens para casa:

Cobertores e colchas: +370%
Almofadas: +102%
Vasos para plantas: +101%

Webcam e tablet

O perfil de buscas também se tornou muito mais funcional, em alguns casos, já que a quarentena trouxe novas demandas ou aumentou a necessidade de itens que antes não eram prioridade.

“Quando você fala: ‘Eu preciso adaptar minha casa para ser meu trabalho, para ser a escola dos meus filhos’, isso traz um grupo muito novo de buscas”, afirma Chamorro.

Entre os itens de informática, o Google destaca o crescimento de buscas por webcam no período analisado, por exemplo, diante do aumento de chamadas em vídeo para fazer reuniões, de trabalho ou com familiares e amigos.

Informática:

♦ Webcams: +369%

♦ Outro exemplo são os tablets, que tiveram crescimento de 101%.

“Tablet, até pouco tempo atrás, era um produto que estava em declínio, com as pessoas usando menos. Só que as escolas, incluindo as públicas, estão adotando o estudo em casa. Muitas vezes o tablet é a alternativa economicamente mais viável para conseguir que mais gente na casa tenha acesso às telas”, diz Chamorro.

Máquina de pão e batedeira

No caso de eletrodomésticos, produtos que antes tinham menos destaque agora ganham mais atenção. Em casa por mais tempo, muitas pessoas passaram a experimentar mais na cozinha.

“Eletrodoméstico é um desses casos em que mudou muito a prioridade dentro da categoria. A gente tem algumas coisas que sempre foram bem-sucedidas, como fritadeira elétrica. Mas agora máquina de pão, de café, aspirador, um liquidificador um pouco mais resistente, tudo isso está aumentando”, diz.

Eletroportáteis:

♦ Mixers e batedeiras: + 144%

♦ Máquina de pão: +140%

♦ Aspiradores de pó: 110%

♦ Panela de presente para a mãe

O perfil de buscas de produtos durante a quarentena também evidenciou mudanças nos presentes, como no caso do Dia das Mães.

Se em tempos normais pode não ser bem-visto dar um item de cozinha para a mãe, como uma panela ou batedeira, isso mudou neste ano.

As buscas por eletrodomésticos nos dias anteriores á comemoração tiveram maior protagonismo, em comparação com anos anteriores, chegando a rivalizar com itens mais tradicionais, como roupas.

“(Isso aconteceu) por dois fatores: simplificar a vida em casa virou um grande tema para todo mundo. Muitos pensam: ‘Minha mãe vai curtir ter uma máquina que libera um pouco de tempo para ela’. O que era até um pouco ofensivo antes, hoje é mais aceito”, diz Chamorro. “E, no caso da moda, ainda existe uma leve desconfiança das pessoas sobre o processo de compra de roupas pela internet. Os varejistas estão cada vez dando mais segurança para o cliente, aumentando o prazo para troca, criando novas maneiras de mostrar o produto, mas o eletrodoméstico acabou ganhando um pouco de relevância na semana das mães.”

Menos maquiagem, mais creme

Saindo pouco de casa e com menos reuniões sociais, também é natural que o perfil de buscas de cosméticos fosse afetado.

“Antes, o que era protagonista em beleza era o que esconde alguma imperfeição que a pessoa acha que tem, para se apresentar em algum evento. Esses produtos ainda não recuperaram (o número de buscas). O que recupera? O cosmético que faz se sentir bem, que faz se sentir mais limpo, mais seguro, mais protegido.”

Beleza:

♦ Creme para rosto: +46%

♦ Hidratante: +69%

♦ Inverno também influencia

Além da quarentena, outros fatores sazonais também influenciam a busca por produtos. É o caso do clima. Nas últimas semanas, com a chegada do frio em algumas regiões do país, a busca por cremes e sopas entre os itens de supermercado também cresceu bastante.

“Começamos a ver uma busca bem grande de alguns alimentos, como sopa, creme, coisas mais de inverno. Porque são confortáveis, e ao mesmo tempo têm a ver com o clima”, diz.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Newtrade 02.06.2020

Comments are closed.

Rodapé 2