Sopas e Cremes estão entre os produtos mais buscados na quarentena, diz Google

De acordo com levantamento da empresa, com base na ferramenta Trends, que compara a variação de buscas sobre os termos em determinado período, o aumento da procura por produtos para casa, principalmente com foco em bem-estar, é notável.
Na comparação da semana entre 9 e 15 de maio com a média das primeiras semanas do ano, as categorias que tiveram maior aumento de buscas foram:
Supermercado:
♦ Sopas e cremes: + 129%
Os tipos de alimento mais buscados também foram mudando ao longo da quarentena.
“A primeira onda foi da comida que aumenta imunidade. Essa tendência tem até agora. Depois teve a dieta. Agora a gente vê a busca por alimentos que fazem sentir que estou em casa, com segurança. Sabe aquela coisa que remete à família?”, afirma Chamorro.
Busca por conforto
Para Rodrigo Chamorro, líder de insights para Varejo do Google Brasil, os produtos mais buscados evidenciam que as pessoas, durante a quarentena, estão comprando itens para aumentar o conforto e o bem-estar dentro de casa, além de preencher o tempo com atividades de lazer.
Isso fica evidente na busca por roupas e também de itens de casa, que tiveram aumento significativo na semana analisada.
Moda
Chinelos e pantufas: +800%
Pijamas: + 500%
Itens para casa:
Cobertores e colchas: +370%
Almofadas: +102%
Vasos para plantas: +101%
Webcam e tablet
O perfil de buscas também se tornou muito mais funcional, em alguns casos, já que a quarentena trouxe novas demandas ou aumentou a necessidade de itens que antes não eram prioridade.
“Quando você fala: ‘Eu preciso adaptar minha casa para ser meu trabalho, para ser a escola dos meus filhos’, isso traz um grupo muito novo de buscas”, afirma Chamorro.
Entre os itens de informática, o Google destaca o crescimento de buscas por webcam no período analisado, por exemplo, diante do aumento de chamadas em vídeo para fazer reuniões, de trabalho ou com familiares e amigos.
Informática:
♦ Webcams: +369%
♦ Outro exemplo são os tablets, que tiveram crescimento de 101%.
“Tablet, até pouco tempo atrás, era um produto que estava em declínio, com as pessoas usando menos. Só que as escolas, incluindo as públicas, estão adotando o estudo em casa. Muitas vezes o tablet é a alternativa economicamente mais viável para conseguir que mais gente na casa tenha acesso às telas”, diz Chamorro.
Máquina de pão e batedeira
No caso de eletrodomésticos, produtos que antes tinham menos destaque agora ganham mais atenção. Em casa por mais tempo, muitas pessoas passaram a experimentar mais na cozinha.
“Eletrodoméstico é um desses casos em que mudou muito a prioridade dentro da categoria. A gente tem algumas coisas que sempre foram bem-sucedidas, como fritadeira elétrica. Mas agora máquina de pão, de café, aspirador, um liquidificador um pouco mais resistente, tudo isso está aumentando”, diz.
Eletroportáteis:
♦ Mixers e batedeiras: + 144%
♦ Máquina de pão: +140%
♦ Aspiradores de pó: 110%
♦ Panela de presente para a mãe
O perfil de buscas de produtos durante a quarentena também evidenciou mudanças nos presentes, como no caso do Dia das Mães.
Se em tempos normais pode não ser bem-visto dar um item de cozinha para a mãe, como uma panela ou batedeira, isso mudou neste ano.
As buscas por eletrodomésticos nos dias anteriores á comemoração tiveram maior protagonismo, em comparação com anos anteriores, chegando a rivalizar com itens mais tradicionais, como roupas.
“(Isso aconteceu) por dois fatores: simplificar a vida em casa virou um grande tema para todo mundo. Muitos pensam: ‘Minha mãe vai curtir ter uma máquina que libera um pouco de tempo para ela’. O que era até um pouco ofensivo antes, hoje é mais aceito”, diz Chamorro. “E, no caso da moda, ainda existe uma leve desconfiança das pessoas sobre o processo de compra de roupas pela internet. Os varejistas estão cada vez dando mais segurança para o cliente, aumentando o prazo para troca, criando novas maneiras de mostrar o produto, mas o eletrodoméstico acabou ganhando um pouco de relevância na semana das mães.”
Menos maquiagem, mais creme
Saindo pouco de casa e com menos reuniões sociais, também é natural que o perfil de buscas de cosméticos fosse afetado.
“Antes, o que era protagonista em beleza era o que esconde alguma imperfeição que a pessoa acha que tem, para se apresentar em algum evento. Esses produtos ainda não recuperaram (o número de buscas). O que recupera? O cosmético que faz se sentir bem, que faz se sentir mais limpo, mais seguro, mais protegido.”
Beleza:
♦ Creme para rosto: +46%
♦ Hidratante: +69%
♦ Inverno também influencia
Além da quarentena, outros fatores sazonais também influenciam a busca por produtos. É o caso do clima. Nas últimas semanas, com a chegada do frio em algumas regiões do país, a busca por cremes e sopas entre os itens de supermercado também cresceu bastante.
“Começamos a ver uma busca bem grande de alguns alimentos, como sopa, creme, coisas mais de inverno. Porque são confortáveis, e ao mesmo tempo têm a ver com o clima”, diz.
Fonte: Newtrade 02.06.2020

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