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Subway é vendido para a gestora Roark Capital

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Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, a oferta girava em torno de US$ 9,6 bilhões, enquanto a rede almejava um valor de US$ 10 bilhões

A rede de restaurantes Subway chegou a um acordo para ser vendida à gestora Roark Capital em uma operação que seu diretor-presidente diz que ajudará a companhia a expandi-la mundialmente.

A companhia, que tinha capital fechado e era detida pelas duas famílias fundadoras, não divulgou os termos do acordo. A rede foi fundada em 1965 pelo físico nuclear Peter Buck e por Fred DeLuca, que na época era estudante de medicina. O dinheiro irá para fundações afiliadas às famílias DeLuca e Buck.
Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, a oferta da Roark Capital girava em torno de US$ 9,6 bilhões e também atraia interesse de outras gestoras, como a TDR Capital e a Sycamore Partners. O Subway almejava um valor de US$ 10 bilhões.

O diretor-presidente da rede de restaurantes, John Chidsey, afirma que o Subway vai se beneficiar da experiência da Roark Capital em gestão de franquias, estratégias digitais e expansão internacional. A companhia quer abrir 23 mil novas lojas.

“Eles entendem nosso negócio”, afirma Chidsey. “Do ponto de vista das famílias fundadoras, foi uma proposta atrativa que funciona para todos os envolvidos”, afirma o executivo.
O executivo acredita que a empresa tem capacidade de chegar a 60 mil restaurantes, ante 37 mil atuais. Em 2012, as vendas do Subway chegaram a um pico de US$ 18 bilhões e vêm caindo desde então.
A Roark Capital já havia sinalizado que pretende manter a diretoria executiva do Subway, e Chidsey não tem planos de deixar o cargo de diretor-presidente neste momento.

O acordo encerra uma disputa que se arrastou por meses, chegando a envolver mais de 10 interessados em uma das maiores redes de restaurantes fast-food do planeta. O Subway pretende continuar tendo capital fechado após a operação.
Para a Roark Capital, a aquisição fortalece seu portfólio de restaurantes. Em 2020, a Inspire Brands, investida da gestora, comprou o Dunkin’ Brands Group por US$ 8,8 bilhões. A gestora também detém participação no Focus Brands Group.

 

 

 

 

Fonte: Valor Econômico 24.08.2023

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