Projeto pioneiro de entregas automatizadas por supermercado élançado em parceria com empresa de drones, Zona Sul e AMBEV – empresa também fez teste de entrega por Drones
A utilização de drones e robôs em diversas áreas já é uma realidade tecnológica, e muitas pessoas já se beneficiam dessa inovação. Ultimamente, os serviços de delivery entram em destaque por estarem se adaptando ao uso desses veículos para oferecer mais comodidade e agilizar o processo de entrega – e agora, o setor de supermercados também começa a se aproveitar dos drones e robôs.
Destacando uma importante integração da tecnologia, o supermercado Zona Sul e a Ambev, em parceria com a startup carioca MyView, através da sua unidade de negócios D4, sigla para Door-to-Door Drone Delivery, realizaram a primeira entrega por drones de um supermercado. A entrega foi o teste inicial e oficialmente comercial, despontando o projeto chamado Zona Sul + Rápido, sendo o primeiro no Brasil para uma rede de mercados.
Essa primeira operação ocorreu na loja localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e a entrega foi transportada de forma automatizada inicialmente pelo drone aéreo MVD4-02, desenvolvido pela MyView, até dentro do condomínio Santa Mônica Jardins, no mesmo bairro. O vôo foi realizado dentro da legislação vigente dos órgãos competentes (ANAC, DECEA e ANATEL). Ao pousar, os produtos do pedido foram desembarcados e embarcados no drone terrestre, o MVD4 Ground 01, que completou a entrega na porta do morador, de forma autônoma, com monitoramento via 4G à distância. Toda a operação durou menos de 30 minutos, desde o pedido até a porta do cliente.
“Provamos nessa operação que as entregas aéreas são possíveis com nosso equipamento e software em desenvolvimento, em voos de curta distância, com linha de visada. Com isso, podemos evoluir para uma próxima fase. Já nossa solução de Drones terrestres está mais que pronta para ser escalada de forma comercial”, afirma Luiz Paulo Cavedagne, COO da MyView
Novo projeto
Inicialmente apenas o drone terrestre (robô) da startup será utilizado para transportar os pedidos, apesar do uso do drone aéreo no teste inicial. O projeto Zona Sul + Rápido será disponibilizado no Zona Sul Santa Mônica, na Barra, e fará entregas rápidas para pedidos de até cinco volumes, realizados pelos canais de atendimento do supermercado. A entrega será integrada por dois modais: Robôs D4, que funcionam de forma automatizada, e agentes com patinetes elétricos.
Após o pedido ser realizado, o produto irá sair embarcado no robô D4, fazendo o trajeto pelas calçadas, que deixará o produto próximo aos condomínios que serão atendidos inicialmente pelo projeto. Os produtos serão entregues aos Agentes Zona Sul D4, que irão finalizar as entregas nas portas dos moradores, utilizando patinetes elétricos. Esse novo modal de entrega está disponível em algumas lojas selecionadas por enquanto e terá 90 dias de testes.
“Não poderíamos deixar de ser os pioneiros nessa ação inovadora. O projeto de entregas via drone faz parte de nosso olhar para o futuro, que é tão latente na empresa. A loja Santa Mônica foi pensada para ser sustentável e tecnológica: tem painéis solares, plantação de bananeiras, estação de carregador de carro elétrico, reaproveitamento da água de chuva e outras implementações, e agora recebe essa nova forma de consumo para o cliente. Vale lembrar que hoje 65% das entregas das nossas lojas são realizadas via triciclo, sem combustão”, afirma Renata Leta, diretora de marketing do Zona Sul.
A D4 MyView tem o primeiro serviço de entregas por drones terrestres do Brasil, que foi realizado em Belo Horizonte e, agora, está se expandindo para condomínios em São Paulo e Rio de Janeiro. Esse serviço, em parceria com o supermercado Zona Sul e AMBEV terá o intuito de usar a tecnologia para atender uma demanda dos clientes do supermercado, que estão em casa e tem a necessidade imediata da compra de alguns poucos produtos de forma rápida e imediata, para receberem em até 40 minutos.
“Nosso intuito, nesse momento, é o de realizar entregas de forma escalável por drones terrestres para obter dados e feedbacks deste programa comercial, para então desenvolver a fundo as entregas por drones aéreos. Estamos muito felizes com esse projeto e a inovação que ele representa para o Zona Sul e AMBEV, e agora temos uma grande missão de evoluir a nossa tecnologia”, explica Thiago Calvet, CEO da startup de drones.
O Zona Sul + Rápido tem parceria com a AMBEV, que vai dar descontos em produtos adquiridos pelo modal durante o período de testes.
Comments are closed.