Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationVarejoSupermercados paulistas têm maior faturamento dos últimos cinco anos

Supermercados paulistas têm maior faturamento dos últimos cinco anos

  • Written by:
O faturamento do setor supermercadista paulista fechou positivo em 2018, com o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) tendo alta de 2,32%  no quesito de mesmas lojas. Com isso, o faturamento nominal do estado ficou em R$ 103 bilhões. O anúncio foi feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) nesta quinta-feira, 07/02, na sede da entidade.

Apesar deste resultado, o melhor dos últimos cinco anos, a APAS tinha previsto no início do ano um crescimento de 2,5% a 3%, o que não se concretizou ao final de dezembro.

Em relação à inflação mensurada pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS e FIPE, houve impacto por dois fatores principais: a greve dos caminhoneiros, que fez o IPS disparar em junho, e a alta do dólar. Por conta disso, a inflação dos supermercados encerrou 2018 em alta de 4,33%, ou seja, 0,33% acima da projeção da APAS, que era de 4%.

Outro fato que ficou abaixo do esperado foi a geração de empregos, uma vez que foi prevista a criação de 12 mil vagas para o ano, mas o resultado ficou em apenas 5.133 novos postos de trabalho.

De acordo com a entidade, os principais motivos que levaram a estes números tão abaixo do previsto foram a baixa confiança do empresariado supermercadista devido ao período conturbado pelo qual o país enfrentou, com denúncias de corrupção, greve dos caminhoneiros, indecisão eleitoral até o último trimestre e ausência de aprovação das reformas, como a previdenciária. O freio na abertura e na reforma de lojas, ou em projetos de expansão, culminou em menos contratações e no resultado abaixo da expectativa.

Horizonte positivo para 2019

Os empresários do setor supermercadista começaram 2019 acreditando no futuro, conforme aponta pesquisa realizada pela Associação. O índice de confiança continua muito alto, o maior desde 2015, e apresentou 52% de otimismo. O pessimismo continua em um patamar muito baixo, com apenas 16%.

Os tópicos que demonstram mais confiança do setor são as vendas, com 90% dos supermercadistas otimistas com o crescimento. Este positivismo faz com que 50% dos empresários pensem em contratar mais funcionários em 2019.

“Posso dizer que 80% dessa visão positiva projetada para este ano está relacionada ao governo federal, que pode investir em ações que venham a contribuir com essa perspectiva”, afirmou o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, acrescentando que tanto a reforma da previdência quanto a reforma tributária devem contribuir com o cenário positivo.

A entidade projeta que o faturamento do setor no estado deva registrar neste ano aumento de 2,7% a 3,1%, resultando num total de R$ 105 bilhões no ano, enquanto que o IPS (relacionado aos preços), deva ter alta de 3,5% a 4,5%. A geração de empregos deve estar em um patamar acima do registrado em 2018, com previsão de 9 mil vagas.

Fonte: Super Varejo

Comments are closed.

Rodapé 2