A Unilever Food Solutions (UFS) lançou a campanha “Menus de Baixo Desperdício”, com o objetivo de ajudar restaurantes, padarias e lanchonetes a reduzirem o desperdício de alimentos, oferecendo soluções práticas e criativas alinhadas às tendências de sustentabilidade
A campanha responde ao preocupante índice de desperdício global, conforme aponta o World Resources Institute, que estima que um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada, com o Brasil ocupando a 10ª posição no ranking. No setor de foodservice, cerca de 15% do desperdício ocorre antes de os alimentos chegarem aos pratos dos clientes.
Segundo estudos da UFS, 74% dos operadores de restaurantes no Brasil consideram a tendência de Menus de Baixo Desperdício relevante, e 79% já oferecem ao menos um prato com práticas sustentáveis, evidenciando o crescente interesse pela redução do desperdício e pela melhoria da eficiência operacional.
A campanha conta com a colaboração da Gastronomia Periférica, organização dedicada à valorização da culinária e dos ingredientes locais, que também promove práticas de redução de desperdício em comunidades. A parceria busca reforçar a abordagem comunitária da campanha e compartilhar insights sobre como pequenas mudanças podem ter grande impacto na redução do desperdício de alimentos.
No Brasil, o desperdício de alimentos em cozinhas profissionais pode chegar entre 30% a 40% do total comprado, devido a compras excessivas e erros na preparação e porcionamento inadequado. De acordo com um estudo do Sebrae, entre 15% e 20% dos alimentos adquiridos acabam sendo desperdiçados.
Com a adoção dos Menus de Baixo Desperdício, os estabelecimentos podem não apenas contribuir para um ambiente mais sustentável, mas também aumentar sua eficiência e lucratividade, com a possibilidade de reduzir custos em até 15%.
Comments are closed.