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Food InnovationRadar13% dos brasileiros susbtitui refeições por snacks em 2024, segundo a Euromonitor International 

13% dos brasileiros susbtitui refeições por snacks em 2024, segundo a Euromonitor International 

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Um em cada dez adultos no Brasil está substituindo alguma das suas refeições diárias por snacks, revelou a consultoria de análise de dados Euromonitor International.  

De acordo com o relatório World Market for Snacks 2024 da Euromonitor International, o país não está sozinho nessa tendência, com 18% dos indianos, 17% dos americanos e 13% dos britânicos também substituindo suas refeições por lanches, já que as mudanças no estilo de vida que priorizam a conveniência favorecem essa categoria e os consumidores continuam a ser afetados pela incerteza econômica.

No Brasil, as categorias de Snacks que cresceram de forma mais intensa foram as categorias de barrinhas (com crescimento de 17% entre 2023 e 2024), salgadinhos (11,3%),  nozes, sementes e outros mix de castanhas (11%) e pipoca (10.5%).

Adriana Murasaki, consultora associada na Euromonitor Internacional, destaca que o fenômeno está diretamente relacionado ao aumento dos preços dos alimentos básicos. “Fatores como mudanças climáticas e tensões geopolíticas têm gerado impactos significativos nas categorias que compõem a base da alimentação dos brasileiros. O reflexo disso é claro no dia a dia: as compras de supermercado estão cada vez mais caras, comer fora passou a ser algo cada vez mais raro e os consumidores sentem o peso de tudo isso no bolso.”

Por exemplo, o valor de mercado das batatas disparou 55% no último ano, os vegetais frescos subiram cerca de 20%, e o arroz, um dos alimentos mais consumidos no país, teve um aumento de 35%. Esses números mostram como a inflação está afetando diretamente as famílias brasileiras.

Carl Quash III, diretor global de pesquisa sobre snacks na Euromonitor International, afirmou: “Os consumidores têm sentido níveis de estresse sem precedentes nos últimos anos, com a crise do custo de vida e uma série de outros desafios. Os snacks oferecem conforto e reduzem esse estresse, proporcionando aos consumidores prazer como uma auto-recompensa, servindo como um presente mais acessível em ocasiões especiais ou até sendo uma atração durante eventos sociais”.

Murasaki acrescenta: “Com o retorno da rotina presencial, os consumidores têm buscado cada vez mais conveniência para lidar com o dia a dia corrido. Nesse cenário, os snacks se destacam como uma opção prática, saborosa e, muitas vezes, mais acessível. Um exemplo notável é o das barrinhas de proteínas, que atendem a essas demandas ao combinar praticidade, opções saudáveis e alta saciedade. Além disso, o mercado se adaptou aos gostos brasileiros, oferecendo sabores populares como brigadeiro e doce de leite, além de versões veganas e sem glúten, ampliando ainda mais as possibilidades para os consumidores.”

Vendas globais de snacks atingiram US$ 680 bilhões em 2024   

Espera-se que o mercado global de snacks apresente um crescimento em termos de valor, com vendas no varejo projetadas para ultrapassar US$ 680 bilhões em 2024, um aumento de 3,7% em relação a 2023 em preços de valor constante.

“O setor de snacks no Brasil ainda apresenta um enorme potencial de expansão, com projeções de alcançar R$161 bilhões em 2029,” ressalta Murasaki. “Esse crescimento tem impactado até mesmo outras categorias, como a de laticínios, com inovações como palitos de mussarela e iogurtes que podem ser mantidos fora da geladeira por algumas horas. Essas novidades reforçam a versatilidade dos snacks, que estão deixando de ser apenas opções indulgentes para se tornarem parte essencial da rotina dos consumidores – incluindo aqueles mais atentos à saúde,” finaliza.

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