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4 principais tendências que impulsionam o crescimento no mercado de salgadinhos

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O mercado de salgadinhos tem estado um tanto protegido da inflação, mas o aumento dos preços impactou os hábitos de consumo. A sua marca está pronta para atender às crescentes expectativas dos consumidores?

Comer é um hábito quase universal. A pesquisa da Mintel revela que mais de 80% dos consumidores no Reino Unido, Alemanha e EUA fazem lanches entre as refeições. O mercado de salgadinhos tem registado um crescimento positivo, graças à vasta gama de produtos disponíveis e ao facto de serem relativamente acessíveis. No entanto, o aumento dos preços teve um impacto nos hábitos de consumo e os consumidores exigem agora mais valor dos seus snacks, além de preços mais baixos.

Neste novo cenário económico, os lanchonetes procuram guloseimas acessíveis, opções melhores para você (BFY) e inovação em sabores. Eles também são mais propensos a lanchar por motivos emocionais, como para relaxar ou cuidar de si mesmos em tempos de incerteza financeira.

Neste artigo, exploraremos as tendências emergentes que estão moldando o futuro do mercado de salgadinhos. Veremos como as marcas estão inovando para atender às necessidades do consumidor moderno e como os varejistas podem criar experiências de lanches mais significativas e relevantes.

4 tendências de salgadinhos que sua marca precisa conhecer

Lanche com orçamento limitado

Tal como muitas indústrias em todo o mundo, o mercado de snacks salgados está a sentir o aperto da inflação, dos conflitos globais e dos eventos climáticos adversos. Com o aumento dos custos das mercadorias e dos transportes, as marcas foram forçadas a repassar os custos aos consumidores através de aumentos de preços. Isto tornou difícil para as marcas de salgadinhos provarem o seu valor além do preço, já que 45% dos alemães consideram os salgadinhos uma baixa prioridade para o seu carrinho de compras . As principais despesas estão impulsionando o comportamento de economia dentro da categoria, que tem visto pessoas comprando mais multipacks de salgadinhos, comprando ofertas especiais, comprando em lojas de descontos e mais produtos de marca própria. Também significou que mais de metade dos consumidores de snacks no Reino Unido reduziram o número de snacks consumidos em resposta ao aumento dos preços . No entanto, as marcas de salgadinhos têm a oportunidade de capitalizar as finanças tensas dos consumidores; como muitas limitam as suas atividades de lazer fora de casa , as marcas podem impulsionar a procura posicionando-se como um acompanhamento perfeito para uma noitada.

Para continuarem a ser um alimento básico, os snacks salgados precisam de inovar para acompanhar os comportamentos inteligentes dos consumidores. Uma maneira de fazer isso é usar o método dos vegetais instáveis ​​e vender lanches imperfeitos. Isto não só ajudaria a poupar dinheiro aos fabricantes, mas também evitaria o desperdício e acarretaria um preço mais baixo para os compradores. Além disso, as marcas de snacks salgados podem concentrar-se na criação de uma perceção de que os snacks não são apenas junk food, mas também podem contribuir positivamente para a ingestão nutricional – como nozes ou batatas fritas de fruta que podem ajudar a cumprir a ingestão recomendada de fruta e vegetais.

A ascensão do mercado de lanches saudáveis

A pandemia teve um impacto duradouro no comportamento do consumidor, com muitos a tornarem-se mais conscientes da sua saúde e nutrição. Isto levou a um aumento da procura de snacks que promovem a saúde, como aqueles que contêm ingredientes naturais, com baixo teor de açúcar e elevado teor de fibra. As alegações de melhor para você (BFY) proporcionam uma rota natural de inovação no mercado de salgadinhos, sustentada por iniciativas governamentais como a BMEL da Alemanha e a legislação HFSS do Reino Unido, que promovem dietas e escolhas de estilo de vida mais saudáveis .

O apetite dos consumidores por alimentos ricos em nutrientes é evidente no sucesso do Nutri-Score e dos sistemas de rotulagem de semáforos na Europa. Estes sistemas beneficiam o consumidor, reduzindo o esforço para encontrar lanches mais saudáveis ​​e capacitando-os a fazer escolhas conscientes. Eles também são confiáveis, pois 2 em cada 5 alemães evitam alimentos com baixa pontuação nutricional e 6 em cada 10 adultos do Reino Unido acreditam que a rotulagem dos semáforos é um bom indicador de salubridade . A aplicação de rótulos Nutri-Score ou semáforos em salgadinhos é uma oportunidade para os produtores serem transparentes sobre o perfil nutricional de seus produtos , ajudar a reduzir a obesidade e outras doenças crônicas e promover um ambiente alimentar mais saudável.

Os insights da Mintel revelam que a América do Norte também está a registar uma procura crescente por snacks que melhoram a saúde, com um terço dos consumidores norte-americanos a afirmar que os snacks com benefícios funcionais valem o preço . Isto reforça a necessidade de desenvolvimento contínuo de produtos neste espaço para proporcionar indulgência saudável. Toodaloo é um ótimo exemplo de marca que responde a essa tendência com seu Turning Heads Adaptogenic Trail Mix. Diz-se que esta mistura específica apoia a saúde da pele e inclui ingredientes funcionais, como hibisco e rosa branca. Toodaloo também lançou recentemente uma variedade de misturas de lanches funcionais que afirmam fornecer equilíbrio holístico e incluem adaptógenos, que são cogumelos que supostamente ajudam o corpo a lidar com o estresse e a restaurar o equilíbrio. A Toodaloo está liderando o mercado de lanches saudáveis, demonstrando como as empresas podem capitalizar a tendência positiva para a saúde e inovar sua linha para atender à demanda dos consumidores.

Era da fusão de sabores de salgadinhos

Sabor, indulgência e diversificação de ingredientes serão prioridades fundamentais para o futuro dos snacks salgados, especialmente no mercado asiático. Embora os consumidores tenham os seus sabores de lanches favoritos, a pesquisa da Mintel mostra que três quartos dos lanches chineses dizem que gostariam de experimentar lanches com sabores exóticos , revelando como a descoberta de novos sabores é uma parte importante para desfrutar da categoria. Uma marca que conquistou o paladar aventureiro dos consumidores é a Hong Hong’s Pop! Pipoca Gourmet, que oferece pipoca com sabor de Matcha Latte e óleo de coco e sal marinho, feita com ingredientes da mais alta qualidade, incluindo Matcha japonês.

Do outro lado do lago, a inovação em sabores continua sendo essencial para marcas de salgadinhos voltadas para a ocasião do deleite. Na verdade, um terço dos consumidores e compradores de lanches no Reino Unido procurariam um sabor excitante ao escolher um lanche como guloseima. Para manter os consumidores estabelecidos satisfeitos, as marcas precisam manter sabores básicos e familiares e, ao mesmo tempo, adicionar variantes mais incomuns à sua linha. Mas como as marcas podem garantir que seu sabor NPD seja notado? A embalagem deve comunicar o sabor de forma eficaz e as marcas devem investir tanto no ATL quanto no marketing na loja. Ao sinalizar o lançamento de novos sabores nas prateleiras dos salgadinhos, as marcas e os varejistas podem capitalizar o forte elemento de impulso da compra de salgadinhos e garantir que seus sabores sejam lembrados no momento crucial da compra.

As edições limitadas e os sabores sazonais, embora já estabelecidos há muito tempo na categoria, continuam a ser um veículo fundamental para as marcas despertarem o interesse pelas novidades e gerarem entusiasmo entre os consumidores de snacks. Nos EUA, as marcas de salgadinhos estão ampliando a imaginação culinária com suas ofertas de produtos sazonais. As cascas de porco em pequenos lotes da Southern Recipe estão liderando o caminho com seus sabores Apple Canela Sabor e Cranberry Jalapeño, combinando a natureza salgada inerente das torresmo com sabores doces. Esta combinação salgado-doce é uma variação refrescante dos produtos sazonais tradicionais que atrairá um entusiasmo renovado.

Salgadinhos para a alma

Comer lanches não é mais apenas uma solução conveniente para a fome. É também uma forma de suprir nossas necessidades emocionais ao longo do dia. Na verdade, a pesquisa da Mintel mostra que sete em cada 10 consumidores norte-americanos fazem lanches para relaxar e quatro em cada 10 britânicos fazem lanches para se tratarem. Para os Millenials, o apelo emocional é ainda mais forte, com dois em cada cinco lanches para aliviar o stress e o tédio. Os retalhistas têm a oportunidade, tanto no que diz respeito às mensagens como ao desenvolvimento de produtos, de reimaginar o que é um lanche e o que o lanche pode significar para os consumidores. As marcas precisam ser versáteis e ampliar sua capacidade de atender diferentes ocasiões. Por exemplo, podem posicionar os lanches como uma forma de relaxar e se deliciar ou até mesmo desenvolver lanches lúdicos ou inspirados em sabores nostálgicos da infância . Ao compreender as razões emocionais pelas quais as pessoas comem lanches, as marcas e os varejistas podem criar lanches e experiências de lanches que sejam mais significativos e relevantes para os consumidores.

Como sua empresa pode se preparar para o futuro dos salgadinhos?

1. Mudanças no fornecimento preparadas para o futuro
As marcas no mercado de salgadinhos precisam procurar soluções para ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas na agricultura, que terão impacto nas cadeias de abastecimento, como já visto na escassez de batata na Austrália. É necessário investimento para descobrir novos métodos de produção e culturas que sejam resilientes a condições climáticas extremas, a fim de garantir um fornecimento estável de ingredientes.

2. Crie experiências digitais
À medida que o espaço digital continua a se expandir, as marcas aproveitam cada vez mais o metaverso para interagir com seus consumidores de maneiras inovadoras. Ao combinar elementos dos mundos físico e digital, as marcas de salgadinhos podem criar uma experiência imersiva que atinge um público mais amplo e gera maior envolvimento.

Principais conclusões da Mintel

Apesar dos desafios colocados pela inflação e pelos acontecimentos globais, o mercado de salgadinhos continua a ser um alimento básico para as famílias. Para se manterem à frente da curva, as marcas precisam inovar e atender às novas necessidades dos consumidores. Isso inclui oferecer opções de lanches mais saudáveis, adotar novos sabores e posicionar os lanches como uma forma de atender às necessidades emocionais.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Mintel 21.11.2023

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