Novos hábitos de consumidores estimulam a busca por inovações

Abrangência global, vasto portfólio e profundo conhecimento colocam a ADM à frente dos desafios da indústria de alimentos, bebidas, saúde e bem-estar
Por Estela Mendonça
Os hábitos alimentares dos brasileiros têm passado por transformações profundas nos últimos anos, especialmente em busca de uma alimentação mais saudável. O interesse dos consumidores em conhecer a procedência dos alimentos e a busca por dietas balanceadas estão associados, não apenas a questões de saúde, mas também ao impacto do consumo no meio ambiente. São aspectos como estes que têm levado a indústria de alimentos a uma onda de transformação.

Roberto Ciciliano, presidente de Foods da ADM na América Latina
O consumidor moderno já não quer só produtos que sejam reduzidos em açúcar e gordura ou que apresentem uma funcionalidade. “As marcas agora precisam se preocupar em desenvolver alimentos que suportem diferentes estilos de vida, tragam inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar para as pessoas e preservem o meio ambiente”, afirma Roberto Ciciliano, presidente de Foods da ADM na América Latina, líder global em nutrição que desenvolve ingredientes e soluções para alimentos, bebidas e suplementos em todo o mundo. “Os fabricantes também buscam formulações que otimizem o tempo e façam com que seus produtos cheguem às gôndolas de forma rápida, acessível e com qualidade”, aponta o executivo.
Formulações completas
Com mais de 75 anos de experiência no mercado de nutrição, a ADM possui um vasto portfólio de soluções nutricionais para alimentos e bebidas, como carnes processadas, alimentos plant-based, produtos lácteos e alternativos, entre outros. Só no ano passado, as opções de produtos análogos de carne e laticínios disponíveis para consumidores, mais do que duplicou. Atenta a essa demanda, a empresa prevê que o crescimento do mercado de proteínas alternativas continuará em ritmo acelerado.
A extensa lista de ingredientes da ADM suporta a formulação de soluções nutricionalmente completas que contribuem na produção de alimentos e bebidas funcionais, saborosos e atrativos. “As nossas soluções facilitam a cadeia produtiva dos clientes, pois já chegam alinhadas às novas tendências do mercado e as demandas do consumidor final”, afirma Ciciliano.
Extratos botânicos
Para atender a demanda do consumidor por ingredientes mais próximos da natureza, a ADM também tem um amplo portfólio de extratos botânicos à base de frutas e vegetais, como acerola, coco, guaraná, erva-mate, açaí, entre outros, que podem agregar cor, sabor e funcionalidade para o produto final. “São soluções 100% naturais, que os brasileiros conhecem, e que apelam à associação dos consumidores com saúde e bem-estar”, explica Rachel Jesus, gerente de serviços técnicos e desenvolvimento da ADM na América Latina.

Rachel Jesus, gerente de serviços técnicos e desenvolvimento da ADM na América Latina
Os produtos de acerola e açaí, por exemplo, são fontes antioxidantes, que suportam a manutenção da saúde do organismo e o sistema imunológico. Já os extratos de guaraná e erva-mate são fontes de cafeína que podem ser utilizados na produção de bebidas, com o objetivo de agregar uma fonte natural de energia aos consumidores. Para o desenvolvimento de produtos plant-based, a ADM possui uma linha de derivados de coco, com água, creme e leite de coco em pó, que podem ser aplicados em diversos alimentos e bebidas substituindo o leite de origem animal e acrescentando mais textura e sabor aos produtos finais.
Outro ponto importante, segundo Rachel, é que os extratos botânicos da ADM são fornecidos em pó, o que conserva os fitoquímicos dos ingredientes e facilita o transporte e armazenamento dessas soluções.
Primeiro Centro de Inovação na AL
Em março deste ano, a ADM inaugurou em Hortolândia, São Paulo, o seu primeiro Centro de Inovação na América Latina, um espaço dedicado a pesquisas e coletas de insights com consumidores e desenvolvimento de soluções piloto para a indústria de alimentos e bebidas. “O Centro de Inovação possui toda a tecnologia para simular diversos processos industriais, permitindo que a formulação de soluções seja ainda mais assertiva e completa para os nossos clientes e parceiros”, descreve Tiago Coroa, gerente de serviços técnicos e desenvolvimento da ADM na América Latina.

Tiago Coroa gerente de serviços técnicos e desenvolvimento da ADM na América Latina

Comments are closed.