Com mais idosos no Brasil até 2060, indústrias devem focar em produtos para longevidade

A linha Nutrivan™ da Corbion, apoia as indústrias no desenvolvimento de opções fortificadas com vitaminas e minerais
Com a evolução da medicina, mais acesso à saúde, melhor qualidade de vida e o maior consumo de alimentos saudáveis, os brasileiros têm conquistado uma maior expectativa de vida, fator que abre maior participação da economia prateada na sociedade e oferece oportunidades para as indústrias de alimentos e bebidas.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, 1/4 dos brasileiros terão mais de 65 anos. E, para garantir que essas pessoas cheguem saudáveis à senioridade, a chave da qualidade de vida, além de práticas regulares de atividades físicas, está na ingestão de vitaminas e minerais essenciais para o bom desenvolvimento do organismo durante toda a vida.
A indústria de alimentos e bebidas tem sido uma grande aliada para que as pessoas conquistem mais saúde e melhor nutrição, já que nem sempre é possível manter uma alimentação 100% equilibrada. Ao oferecer opções de produtos fortificados, as indústrias contribuem para diminuir as carências nutricionais dos consumidores, impactando em uma vida mais saudável e consequentemente em um envelhecimento com qualidade.
“A população global com mais de 60 anos aumentará 65% entre 2021 a 2040, atingindo mais de dois bilhões de pessoas. Esse grupo está ganhando mais experiência e confiança buscando qualidade de vida e longevidade. Têm preferência em consumir produtos fortificados do que tomar medicamentos, que aumentam suas dosagens diárias de consumo de comprimidos. Assim querem substituí-los por produtos gostosos, nutritivos e que supram sua dose diária de vitaminas e minerais”, destaca Ingrid Spengler, Marketing Communication Manager Latam da Corbion.
A Corbion está há mais de 100 anos sendo movida pelo propósito de “Preserve What Matters”, preservando o planeta, os alimentos, a saúde dos consumidores e inovando em tecnologias diariamente para que as indústrias possam oferecer sempre o melhor. Com a linha Nutrivan™, a empresa leva ao mercado de alimentos e bebidas, soluções de vitaminas e minerais para o desenvolvimento de produtos que possam oferecer a todas as faixas etárias o aporte de vitaminas e minerais necessários para uma vida longeva e um envelhecimento saudável.
“Quando falamos em envelhecimento saudável, por exemplo, a alimentação deve ser pensada já na pessoa no intra útero. Existem vários estudos mostrando que, por exemplo, dentro do útero o desenvolvimento da criança pode ser afetado pela ingestão alimentar da mãe. Dependendo de como é o consumo alimentar dessa mãe, se ela tem uma anemia, carências nutricionais, isso tudo impacta no desenvolvimento da criança. Ainda na primeira infância devem ser estimulados os hábitos saudáveis em relação ao cálcio, pensando a longo prazo na prevenção da osteoporose”, explica a Dra. Simone Fiebrantz Pinto, Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Vitaminas são essenciais em todas as fases da vida para garantir um envelhecimento saudável
Engana-se quem pensa que para conquistar uma vida saudável na maturidade é necessário investir em suplementação e alimentos vitaminados a partir dos 40 ou 50. A ingestão de vitaminas e minerais em equilíbrio no organismo para uma vida longeva e saudável deve acontecer desde a fase intrauterina.
Uma das principais estratégias adotadas no Brasil, desde 2002, é a fortificação de farinhas com ferro e ácido fólico regulamentada pela RDC 150 em 2017 e substituída recentemente pela RDC 604 de 2022, que foi implementada como forma de prevenir as anemias causadas por deficiências de ferro e as malformações dos tubos neurais de fetos causados por baixa ingestão de ácido fólico das mães.
“A indústria de alimentos inclui o ácido fólico e o ferro como uma estratégia de complementação para ajudar a corrigir as deficiências nutricionais que percorrem o Brasil inteiro, principalmente de ferro e ácido fólico. Foram feitos estudos que demonstraram que as farinhas seriam a melhor estratégia de correção por conta do elevado consumo de pães, biscoitos e farinhas pela população”, comenta a presidente do departamento de gerontologia da SBGG.
A linha Nutrivan™ oferece aos moinhos e indústrias de panificação um blend de ferro e ácido fólico que atendem a RDC 604. A solução é à base de sulfato ferroso ou fumarato ferrosos, que por ser solúvel em água não depende da acidez gástrica para sua dissolução, permitindo o aproveitamento do ferro mesmo em condições de baixa acidez, e em situações de deficiência de ferro no organismo sua absorção é otimizada.
De acordo com o levantamento “Innova Lifestyle & Attitudes Survey 2022”, da Innova Market Insights, 29% dos consumidores estão atentos aos benefícios nutricionais dos alimentos que escolhem. Isso demonstra para a indústria de alimentos e bebidas as oportunidades que possuem com a adição de vitaminas e minerais, pois só promovem benefícios à saúde dos consumidores e é possível desenvolver produtos focados em necessidades específicas, promovendo um acompanhamento de aporte vitamínico ao longo do desenvolvimento da vida do consumidor, colaborando para uma vida saudável.
De acordo com a Dra Simone tudo o que o consumidor ingere ao longo da vida impacta em seu envelhecimento saudável porque a alimentação e a nutrição são uma das principais bases desse processo. “A alimentação está ligada com a manutenção adequada da massa muscular, diminuindo riscos de sarcopenia e dinapenia, que é a diminuição de força e de massa muscular e isso impacta muito no envelhecimento saudável”.
Para a fortificação de alimentos lácteos, a linha Nutrivan™ possui um completo mix de vitaminas e minerais que oferecem às indústrias diversas oportunidades de fortificar seus produtos lácteos e desenvolver alimentos mais saudáveis.
Acesse os guias de fortificação Nutrivan™ para indústria láctea e para indústria de panificação e moinhos.
Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

Comments are closed.