Com crescimento de vendas online e estratégias diferenciadas, setor deve faturar mais de R$ 12,4 bilhões
O varejo brasileiro está prestes a testemunhar mais um marco histórico durante a Páscoa de 2024. Com vendas que prometem alcançar um novo recorde para o período, o crescimento expressivo das vendas online, aliado a estratégias adotadas pelas empresas impulsionam o setor a um faturamento estimado em mais de R$ 12,4 bilhões, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e da Abicab.
Para se ter uma ideia, a Páscoa representa a segunda maior data comemorativa do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Só em relação ao e-commerce, as compras online durante o período desse ano já registraram um crescimento significativo de 7,8% em relação ao ano passado, conforme revelado pela NielsenIQ. Esse aumento reflete não apenas a tendência de expansão do comércio eletrônico, mas também a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros durante as datas festivas.
Renato Saghi, diretor de vendas da Daki, aplicativo de mercado e essenciais sob demanda referência em entregas rápidas e agendadas, destaca a importância estratégica da data para o varejo: “Estamos projetando um aumento de 2,5 vezes no faturamento em comparação com o ano passado, que já registrou um crescimento impressionante de 191% em relação a 2022. A chegada da Páscoa é aguardada não apenas pelos consumidores ávidos por chocolate, mas também pelo setor varejista, que vê uma oportunidade de impulsionar as vendas. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) projeta um aumento de 4,5% nas vendas de chocolates em 2024, incluindo os ovos de Páscoa,”, comenta.
A diversificação de produtos e o foco na experiência do consumidor parecem ser elementos-chave para o sucesso durante o período pascal. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em 2023, 65% dos consumidores afirmam que estão mais propensos a comprar em lojas que oferecem uma variedade de produtos para a Páscoa. Além disso, 58% disseram que a experiência de compra é um fator importante na sua decisão de compra.
“Estamos comercializando 35 modelos de ovos de chocolate de marcas parceiras, além de aumentar em 200% a oferta de ovos em comparação com o ano passado”, afirma Saghi. “Além disso, esse ano também lançamos três novos sabores de ovos de nossa marca própria em parceria com a Carole Crema, junto de promoções exclusivas em nosso aplicativo em produtos selecionados. Nosso objetivo é oferecer aos consumidores uma experiência de compra extraordinária.”, complementa.
A expectativa é que a Páscoa de 2024 consolide ainda mais a posição do Brasil como um dos maiores mercados consumidores de chocolates do mundo, reafirmando a importância econômica e cultural da data no cenário nacional. Com um mix de inovação, conveniência e tradição, o varejo se prepara para celebrar também o renascimento das vendas neste período festivo.
Comments are closed.