Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationInternacional Kantar RadarRanking das bebidas mais consumidas na América Latina

Ranking das bebidas mais consumidas na América Latina

  • Written by:

As bebidas são o segundo produto de consumo de massa mais adquirido pelas famílias latino-americanas, representando 22,1% da cesta de compras.

Até 2023, a categoria de bebidas aumentou a sua participação em 0,8%, superando categorias como laticínios, cuidados com a casa ou beleza. Ao mesmo tempo, a categoria de bebidas conquistou 0,1% de participação em relação à categoria de alimentos, demonstrando sua relevância na cesta de compras.

Domínio global das bebidas na região

Para analisar a importância de cada produto nas cestas dos latino-americanos, na Worldpanel temos a vantagem de ter uma visão global e local. O que acontece em geral nem sempre descreve as oportunidades em todos os mercados.

Regiões como a América Latina são ambientes-chave de crescimento para muitas marcas. Esta região é dominada por marcas locais (60% das compras são de marcas produzidas na América Latina), mas a competitividade do mercado aumenta quando as empresas globais também investem em suas marcas.

No caso das bebidas, o panorama é diferente das demais categorias. As marcas globais de bebidas ocupam duas posições no Top 5 de marcas mais escolhidas, o que se diferencia no mix de marcas globais e locais que caracteriza as demais categorias.

Qual é a bebida mais consumida?

A Coca-Cola continua sendo a gigante da categoria, e também crescendo seu CRP em 6,7% em toda a região.

Só o desempenho da marca no Brasil ficaria em segundo lugar na categoria de bebidas, com 610 milhões de CRP ao longo do ano.

Em busca do crescimento contínuo, a Coca-Cola conquistou novos espaços e momentos fora das refeições, com formatos individuais e menores. Buscam também construir um vínculo especial com a Geração Z por meio de novos sabores, diferentes edições e produtos sem açúcar.

A Pepsi está fazendo o possível para se aproximar da Coca-Cola e a atividade deste ano a ajudou a atingir CRP 605 milhões. É a única marca no Top 5 com crescimento de dois dígitos.

A fórmula perfeita para aumentar o consumo de bebidas

Pepsi lidera ranking de marcas com maior número de novos consumidores em 2023; Com a Pepsi está a Sprite, e desta forma duas marcas globais de bebidas tornam-se líderes no aumento da penetração com 6,4% e 3,3% respetivamente. Demonstrando assim a sua relevância na conquista de novos usuários, incluindo marcas de todas as categorias.

Vendo que as marcas utilizam todos os aceleradores para maximizar o crescimento, não há dúvida de que o omnicanal é visto como uma das principais alavancas de crescimento. A tendência continuou após a pandemia e o cenário omnicanal na região permitiu melhor frequência e penetração para as marcas. A Pepsi sabe disso e está ganhando popularidade entre os consumidores omnicanal.

O excelente desempenho das bebidas este ano na América Latina se deve às marcas que conseguiram se tornar indispensáveis, atraindo mais clientes e mostrando resiliência às mudanças de consumo na região.

 

 

 

Fonte: Kantar 26.07.2024

Comments are closed.

Rodapé 2