Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationDestaques Matérias EspeciaisPeptídeos de colágeno bioativo: um avanço na suplementação

Peptídeos de colágeno bioativo: um avanço na suplementação

  • Written by:

Com função molecular própria e um processo de produção altamente específico, peptídeos de colágeno bioativo são mais eficazes em promover a saúde da pele, dos ossos e das articulações

Por Cristina Bielecki

Peptídeos de Colágeno Bioativo é uma forma avançada de suplementação de colágeno, projetada para ser mais eficaz do que outros formatos tradicionais de colágeno. A diferença é sua apresentação molecular e o processo de produção altamente específico. O colágeno bioativo é produzido através de um processo de hidrólise enzimática controlada, que quebra as longas cadeias de colágeno em peptídeos menores e distintos, sendo absorvido mais facilmente pelo organismo.

Esse processo melhora, não só a absorção e a biodisponibilidade dos peptídeos, como também permite que interajam diretamente com as células responsáveis pela produção de colágeno. Estudos clínicos mostram que os peptídeos de colágeno bioativo são mais eficazes em melhorar a elasticidade da pele, reduzir rugas, aumentar a densidade óssea e promover a saúde das articulações em comparação com o colágeno genérico.

Produtos com colágeno podem ser encontrados em lojas de suplementos, de produtos naturais, farmácias e lojas online. Como suplementos alimentares, está o pó de colágeno hidrolisado, que pode ser misturado em bebidas como água, sucos ou smoothies; cápsulas, tabletes e ainda gomas de colágeno. Bebidas enriquecidas com peptídeos de colágeno, como águas saborizadas ou chás; barras de proteína e snacks; e ainda pós para adicionar a shakes de proteína, sopas ou outros alimentos. Entre os produtos nutracêuticos se encontram comprimidos efervescentes, para suporte ao sistema imunológico e saúde da pele, e shots nutricionais, no formato de pequenos frascos com doses concentradas de colágeno e outros nutrientes.

Dados de mercado

De acordo com a MarketsandMarkets, o mercado de peptídeos de colágeno deve atingir US$ 922 milhões até 2028, a um CAGR de 5,7% durante o período previsto. Os principais participantes incluem Tessenderlo Group (Bélgica), Gelita AG (Alemanha), Holista Colltech (Austrália), Darling Ingredients (EUA) e Nitta Gelatin Inc. (Japão). Esses participantes desse mercado estão se concentrando em aumentar sua presença por meio de acordos, parcerias, aquisições e colaborações. Essas empresas têm uma forte presença na América do Norte, Ásia-Pacífico e Europa. Elas também têm instalações de fabricação junto com fortes redes de distribuição nessas regiões.

Colágeno com controle desde a origem

Muitos consumidores têm preocupação com a origem do colágeno e preferem opções que garantam práticas sustentáveis e éticas. A IMCD, alinhada com as maiores tendências de mercado, possui em seu portfólio de Proteínas os Peptídeos de colágeno Genu-in® LIFE, que é o único colágeno do mercado com controle desde a origem.  As fazendas de gado são rastreadas em tempo real por monitoramento via satélite, assegurando que não estão envolvidas com desmatamento, ocupação de terras indígenas ou áreas de conservação. Além disso, Genu-in® LIFE é produzido em uma indústria 4.0, totalmente automatizada com desperdício zero e reuso de água.  Essas iniciativas do fabricante Genu-in® vem de encontro com os valores IMCD de sustentabilidade.

Em relação às suas características, Genu-in® LIFE possui alta pureza, teor de proteína superior a 97% e alta biodisponibilidade e bioatividade. Sua ação é 360 graus: uma única solução, ideal para saúde da pele, ossos, articulações e músculos atenuando os sinais do processo de envelhecimento. Agregado a tudo isso, possui ainda sabor e odor neutro, excelente solubilidade e resistência a processos térmicos e variação de pH, permitindo assim ser utilizado nas mais diversas aplicações da indústria de Alimentos e Bebidas.

Mariana Milliatti, gerente comercial da Food & Nutrition IMCD

“Alimentos e suplementos que nos ajudem a garantir um envelhecimento saudável e com qualidade de vida é essencial já que há um aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Vários estudos publicados na última década comprovam os benefícios do consumo do colágeno hidrolisado para manutenção da saúde como parte de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável prevenindo dores e condições debilitantes, lesões e para a manutenção da massa muscular”, diz Mariana Milliatti, Gerente Comercial – Food & Nutrition IMCD.

Pureza e sustentabilidade

Ao escolher um suplemento de colágeno, é vital optar por um produto de qualidade superior e resultados comprovados. Produzidos pela empresa PepTech Colágeno do Brasil Ltda com matérias-primas selecionadas e um processo exclusivo, PeptPure se destaca com inovações únicas.

Oferece alta biodisponibilidade devido à sua cadeia peptídica de baixo peso molecular, facilitando a absorção e maximizando os benefícios. Estudos mostram que PeptPure ativa células responsáveis pela produção de colágeno, promovendo uma pele mais saudável e beleza de dentro para fora.

Felipe Chaluppe, fundador da PepTech Colágeno do Brasil Ltda

PeptPure não é um subproduto da gelatina; é livre de produtos químicos da produção tradicional. Com alto nível de pureza e conteúdo proteico, é o primeiro colágeno orgânico certificado no mundo, garantindo qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. “Conquistamos mercados internacionais, como os EUA, através da nossa superioridade e eficácia”, diz Felipe Chaluppe, fundador PepTech Colágeno do Brasil Ltda e idealizador do Conceito Colágeno Orgânico.

“Nossa colaboração com a Nicrom Química no Brasil reforça nosso compromisso com a inovação e eleva nossa superioridade técnica. Juntas, nossas empresas asseguram o desenvolvimento de produtos de alta qualidade e tecnologia de ponta”, conclui.

Suplementação com sabores

Ainda que esteja mais associado aos benefícios para elasticidade da pele, o colágeno tem ganhado destaque para suas outras diversas propriedades, relacionadas à melhora na composição corporal e ao ganho de massa muscular. Essa é a proposta de suplementação do Collagen Essential Protein da Essential Nutrition, composto com peptídeos de colágeno BODYBALANCE®, disponível nos sabores: Chocolate, Baunilha, Tangerina e Frutas Tropicais.

O produto é destinado a pessoas que buscam melhorar a composição corporal, com ganho de massa e definição de músculos. Um dos grandes diferenciais está na sua composição, que é 100% formulada com BODYBALANCE® – colágeno hidrolisado em peptídeos a partir de hidrólise enzimática controlada e patenteada. As estruturas obtidas com esse processo atingem um alto grau de absorção e aproveitamento no tecido-alvo, favorecendo os resultados.

Essa tecnologia foi estudada detalhadamente e os resultados mostraram que a combinação com a prática de exercícios físicos moderados, contribuiu para a redução da gordura corporal, o aumento da massa magra, da força e da resistência muscular. Esta é mais uma matéria-prima com tecnologia patenteada pela Gelita®, detentora da marca Verisol®, já conhecida pelos seus peptídeos de colágenos com foco na estrutura da pele.

A formulação também tem vitamina C, que auxilia na formação de colágeno e no metabolismo de proteínas e gorduras. De fácil adaptação e digestão, Collagen Essential Protein pode ser utilizado por pessoas com restrição à proteína do leite ou como alternativa às proteínas vegetais e da carne bovina. Não contém lactose, glúten, açúcar, corantes artificiais e adoçantes artificiais, e a maneira mais simples de suplementá-lo é diariamente, após o treino ou ao longo do dia, com uma dose de 200 ml de água ou da bebida de sua preferência.

Perspectivas de mercado

Estudos de mercado da MarketsandMarkets apontam que o colágeno hidrolisado tem uma ampla aplicação em alimentos nutricionais e suplementos alimentares que estão sendo consumidos em larga escala. Iniciativas governamentais em direção a um estilo de vida saudável levariam a um aumento na demanda por esses produtos, afetando diretamente o mercado de peptídeos de colágeno. Originários de subprodutos animais, preocupações éticas e de sustentabilidade relacionadas ao bem-estar animal, pesca predatória e impacto ambiental podem representar desafios para a indústria de colágeno.

Os avanços tecnológicos tornaram mais fáceis extrair colágeno de diferentes fontes, permitindo uma gama mais ampla de produtos de peptídeos de colágeno para atender a preferências específicas e requisitos alimentares. Os avanços nas técnicas de purificação e concentração permitiram a produção de peptídeos de colágeno com maiores níveis de pureza e perfis de peso molecular padronizado. Isso garante qualidade e eficácia consistentes em produtos de peptídeos de colágeno. Esses avanços na tecnologia e nos processos de fabricação também contribuíram para a disponibilidade de peptídeos de colágeno em uma gama mais ampla de produtos e ajudaram a impulsionar o crescimento do mercado.

Comments are closed.

Rodapé 2