De acordo com a Abimapi, sabores tradicionais dominaram 43% das vendas de novembro de 2023 a janeiro de 2024
O setor alimentício está otimista em relação à temporada de festas de fim de ano. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), espera-se um aumento de 3% a 5% no volume de vendas e de 5% a 8% no faturamento de panetones em 2024.
No período de novembro de 2023 a janeiro de 2024, as vendas de panetones cresceram 31,5%, atingindo 37,6 milhões de lares no Brasil. Os panetones tradicionais permaneceram no topo das preferências, correspondendo a 43% do total de vendas, com os sabores de frutas cristalizadas e gotas de chocolate como destaques.
Além de impulsionar o faturamento, a categoria de panetones tem atraído um público mais jovem, que aprecia tanto a tradição quanto a qualidade dos produtos, principalmente no Natal, quando muitos optam por essas delícias para consumo próprio ou como presente.
Perspectivas para o futuro
As indústrias já estão se preparando para a demanda da temporada 2024/2025, trazendo novidades além dos tradicionais panetones e chocotones. As opções incluem versões salgadas, sem glúten e sem lactose, com novos formatos e embalagens, ampliando a diversidade disponível nas prateleiras brasileiras.
Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, ressalta a importância econômica do segmento de panetones, que contribui significativamente para o faturamento da indústria natalina. “Ano após ano, os panetones ganham mais relevância em nosso setor, tanto no volume de vendas quanto na criação de empregos temporários durante o período festivo”, afirma.
Comments are closed.