Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationRadarGeração Z prefere chocotone, mas tradições ainda dominam outras gerações

Geração Z prefere chocotone, mas tradições ainda dominam outras gerações

  • Written by:

Pesquisa revela que a versão moderna do panetone conquista os mais jovens, enquanto gerações mais velhas mantêm a preferência pelo tradicional panetone com frutas cristalizadas.

A Geração Z – formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2012 – tem uma clara preferência pelos panetones recheados com chocolate. De acordo com uma pesquisa realizada pela QualiBest, 57% dos jovens entrevistados apontaram a “versão moderna” do doce como a sua favorita nas celebrações de fim de ano.

Em contrapartida, 16% dos zoomers optam pelo tradicional panetone com frutas cristalizadas, enquanto 20% gostam de ambos os tipos. De modo geral, o panetone de chocolate lidera, sendo preferido por 43% da amostra total, enquanto o tradicional com frutas cristalizadas ficou com 27%.

A pesquisa revela um contraste geracional nos hábitos alimentares natalinos. Enquanto 57% da Geração Z preferem o chocotone, as gerações mais velhas, como os Baby Boomers e a Geração Silenciosa, ainda seguem a tradição: 48% escolheram o panetone com frutas cristalizadas, e apenas 22% dessas faixas etárias optaram pela versão com chocolate.

Entre os millennials (Geração Y), 48% preferem o chocotone, seguidos por 36% da Geração X. Esses dados indicam que os jovens estão cada vez mais inclinados a variações modernas, enquanto as gerações anteriores mantêm uma forte fidelidade aos sabores tradicionais.

No que diz respeito ao controverso arroz com uva-passa, 68% dos entrevistados não se incomodam com sua presença na ceia. As respostas se dividiram da seguinte forma: 38% gostam da combinação, 28% preferem sem uva-passa, 30% aceitam ambos os tipos, e 4% não apreciam nenhum dos dois.

A clássica mistura de tender com abacaxi foi considerada ideal por 37% dos entrevistados, enquanto 18% preferem o tender sem a fruta, 30% gostam das duas opções, e 15% não consomem nenhum dos dois itens. No quesito pratos principais, o chester foi o mais popular, com 38% de preferência, seguido pelo peru, com 24%.

Segundo Graziela Sueiro, Gerente Comercial do Instituto QualiBest, esses dados ressaltam a importância de entender os hábitos alimentares de acordo com as faixas etárias, principalmente para o setor alimentício. Isso é essencial para que as marcas possam desenvolver produtos e campanhas que atendam às expectativas de públicos como a Geração Z.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 21 de novembro de 2024, com abrangência nacional e representatividade dos internautas brasileiros, ouvindo homens e mulheres com 16 anos ou mais de todas as classes sociais.

Comments are closed.

Rodapé 2