Tendência é de 5% de aumento nas vendas dos sorvetes que já é a sobremesa predileta de 17,7% da população
A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE) divulgou recentemente um estudo inédito – que pela primeira vez usou a metodologia de entrevistar os consumidores – realizado em parceria com a EJFGV (Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas, que atua desde 1988) apontando o consumo anual de sorvete por brasileiro de 9,1 litros, considerando todos os formatos. No entanto, ao excluir 15% da população que não consome sorvete, o consumo per capita se ajusta para 7,7 litros por ano.
E a ABRASORVETE acredita que há potencial para um crescimento maior, por isso está trabalhando para impulsionar o setor, com ações que visam a redução da carga tributária, a valorização do produto e o incentivo à qualificação e inovação com desenvolvimento de produtos de maior saudabilidade, atendendo a todos os públicos. A meta da entidade é aumentar em 50% o consumo de sorvete no Brasil nos próximos 10 anos. O presidente da ABRASORVETE, Martin Eckhardt, reforça a expectativa de crescimento já nos próximos meses: “Tivemos muitos investimentos em novas linhas de produtos e o clima continua bastante favorável em algumas regiões, com frentes de calor que devem ampliar consideravelmente as vendas. Nossa expectativa é de crescer 5% no volume de litros neste período”.
As regiões que mais consomem sorvete são: São Paulo 20%, Minas Gerais 9,87% e Rio de Janeiro 9,73%. O formato mais popular é o sorvete de massa, com 73,47% de preferência, seguido por picolé com 13,20% e o soft (casquinhas de fast food) com 10,93%. Vale ressaltar que 17,7% dos respondentes indicam que não substituem o sorvete por outras sobremesas, de forma alguma. Isso sugere uma fidelidade ao produto ou uma preferência específica pelo sorvete que outras sobremesas não conseguem satisfazer.
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